Explosão abalam fronteira entre Egito e Gaza; homem morre em Alexandria Bomba explodiu perto de território palestino. Fontes de segurança do Egito culparam o Hamas, que nega acusação.
Soldados egípcios dispararam tiros de alerta na fronteira com Gaza nesta terça-feira (3) depois que uma bomba explodiu em uma área do território palestino próxima de um comboio do Exército egípcio, disseram fontes de segurança do Egito, culpando o grupo islâmico Hamas, que negou a acusação.
Em Alexandria, segunda maior cidade do Egito, um homem foi morto por uma bomba horas depois de dois dispositivos terem sido descobertos em um aeroporto do Cairo e outro ter explodido no centro da capital, sem causar vítimas, informaram outras fontes de segurança.
O Hamas, que governa Gaza, disse que posições palestinas receberam disparos vindos de solo egípcio sem provocação.
“Abriram fogo de maneira surpreendente e injustificada, e sem nenhuma violação do lado palestino”, afirmou Eyad al-Bozom, porta-voz do Ministério do Interior de Gaza, sob comando do Hamas.
As preocupações com a segurança aumentaram no Egito desde a quinta-feira passada, quando a afiliada local do Estado Islâmico assumiu a responsabilidade por ataques coordenados que mataram mais de 30 seguranças na Península do Sinai. O Egito enfrenta uma insurgência islâmica baseada no local.
As autoridades palestinas fizeram contato com o Egito para protestar contra os disparos desta terça-feira e exigiram uma investigação, segundo Bozom.
Comentários