Servidores do Detran irão parar por um dia
Os funcionários do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) irão cruzar os braços em sinal de protesto, na próxima terça-feira (10). A paralisação de 24 horas é para cobrar a realização de um concurso público para preenchimento de cargos efetivos do órgão.
De acordo com Daiane Renner, a presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-MT(Sinetran-MT), como o governo ainda não apresentou nenhum cronograma para a retomada do concurso público, os servidores decidiram parar as atividades por um dia.
Caso o governo não apresente um cronograma, a categoria deverá deflagrar greve por tempo indeterminado, a partir do próximo dia 2 de março.
A presidente afirmou que o Sinetran está aberto para negociações. “Caso o governo lance o edital para o concurso ou defina uma data para a realização, o indicativo de greve será descartado”.
Segundo Renner, os trabalhadores têm atuado em condições precárias por conta do acumulo de funções e sobrecarga de trabalho, o que também afeta o atendimento a população. “Não tem como trabalhar em condições precárias, com tamanha sobrecarga de trabalho. A própria população está sendo penalizada.”
Segundo o sindicato, o concurso havia sido acordado com governo anterior em 2013. Na ocasião, todos os requisitos para que o edital fosse publicado foram cumpridos pela Comissão, composta por representantes da Secretaria de Estado de Administração (SAD), Detran e Sinetran.
Segundo a presidente, o acordo pelo concurso foi um importante passo para a categoria e por conta disso os trabalhadores não irão retroceder. “Não podemos mais esperar sem nenhuma segurança, nem expectativa, nem abrir mão de uma conquista da categoria”.
Conforme o sindicato, atualmente o Estado conta com 900 funcionários, entre efetivo e comissionados, distribuídos em 62 Ciretrans, quatro agências vips e a sede, em Cuiabá. O concurso prevê somente 500 vagas. Porém, por conta do aumento da frota, o sindicato calcula que precisaria triplicar o numero de servidores para realizar um atendimento ideal.
A reportagem do Diário tentou entrar em contato com a assessoria do Dentran, porém as ligações não foram atendidas.
Comentários