Disparos são retomados em cidade ucraniana após curta trégua Centenas de civis foram evacuados na sexta durante cessar-fogo. Rebeldes voltaram a disparar contra Debaltseve neste sábado (7).
Os disparos de lança-foguetes múltiplos Grad foram retomados neste sábado (7) contra Debaltseve, no leste da Ucrânia, onde na sexta-feira (6) centenas de civis foram evacuados.
"Os rebeldes disparam com Grad desde as 6h da manhã" contra os distritos do norte de Debaltseve, escreveu o chefe da polícia regional leal a Kiev, Viatcheslav Abroskin, em sua página no Facebook.
Na sexta-feira, "753 civis, entre eles 81 crianças, foram evacuados" de Debaltseve e das cidades próximas durante uma curta trégua concluída entre as autoridades de Kiev e os separatistas pró-russos, informou o serviço de Situações de Emergência ucraniano.
Debaltseve, uma cidade estratégica que conecta as capitais rebeldes de Donetsk e Lugansk, é palco há semanas de combates entre os separatistas e as forças ucranianas, que seguem controlando a cidade.
Os separatistas também realizaram disparos com lança-foguetes contra as localidades de Novotoshkivské e Shtchastia, na região de Lugansk, e com morteiros contra a aldeia de Chernenko, 10 km a nordeste do porto estratégico de Mariupol, às margens do mar de Azov, informou o exército ucraniano.
Em Donetsk, reduto dos separatistas pró-russos, ocorreram disparos intermitentes com artilharia e lança-foguetes, alguns dos quais procediam de posições rebeldes, constatou a AFP.
A prefeitura informou sobre a morte de um civil nas últimas 24 horas.
Comentários