Brasil teve mais de 224 mil casos de dengue até março
O número de casos de dengue no Brasil entre 1º de janeiro e 7 de março foi de 224.100, o que representa um aumento de 162,4% em comparação com o mesmo período no ano passado, quando foi de 85.401, informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde.
"Nós temos um número de casos efetivamente maior nas nove primeiras semanas (do ano) comparativamente com os de 2014. Mas não tem a mesma magnitude da epidemia de 2013" afirmou em entrevista coletiva em Brasília o ministro Arthur Chioro.
Para o ministro, a diminuição de alguns índices "preocupantes" dentro do chamado novo mapa da dengue demonstram um "um manejo mais adequado" das políticas para enfrentar a doença.
"É importante destacar a diminuição de casos graves em 9,7% e a redução de mortes em 31,5% (com 52 óbitos), além da queda de 44% nos índices de internações comparados com os números do mesmo período do ano passado", afirmou Chioro.
Segundo o relatório do governo, neste ano já foram identificadas 340 cidades em situação de "risco" e outras 877 foram colocadas em estado de "alerta", com algumas situações consideradas como "epidêmicas".
O coordenador geral do Programa Nacional de Combate à Dengue, Giovani Coelho, apontou que apesar do aumento do número de casos, existe "otimismo" no combate à doença, que teve o ano mais crítico em 2013.
Das 18 capitais analisadas, Cuiabá foi a única em categoria de "risco", enquanto São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória aparecem em estado de "alerta".
Com relação à febre chicungunha, que, como o vírus da dengue, é transmitida pelo mosquito aedes aegypti, a doença tem casos pontuais, com o maior número deles nos estados de Amapá e Bahia. Entre 1º de janeiro e 7 de março, foram registrados no país 1.049 casos de chicungunha, doença que em todo o ano passado teve 2.773 pessoas infectadas.
Comentários