SES veta acesso a sites por servidores
O acesso a sites de notícias está vetado a todos os servidores vinculados à Secretaria de Estado de Saúde (SES), conforme determinação do secretário da pasta Vander Fernandes. A medida é válida para todos os setores e unidades vinculados à SES, com exceção da assessoria de comunicação do órgão.
As informações constam em um memorando elaborado pelo setor de Tecnologia da Informação que aponta ter acatado a ordem verbal do secretário, que pediu o bloqueio de sites de entretenimentos, citando entre os itens cinema, esporte, gastronomia, diversão e notícias. O documento é assinado por Vander Fernandes.
Para a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma/ MT), Alzita Ormond, a decisão do secretário é uma forma de retaliação contra os servidores que procuram saber sobre a situação da saúde em Mato Grosso. Destaca que foi a maneira encontrada pela SES para impedir que os funcionários se informemsobre o que ocorre na saúde
de todo o Estado de forma ampla. “Muitos não têm computador em casa e passam a maior parte do tempo no serviço, nomomento em que as informações são noticiadas”.
Outro lado - Por meio da assessoria de imprensa, a SES informou que o bloqueio dos sites não tem relação com cerceamento à informação. Alega que a medida foi adotada para dar agilidade ao sistema de tecnologia e da informação, que era sobrecarregado pelo acesso intenso a esses sites, prática comum dos funcionários.
Comentários