Nortão: aumento da população devido obras de usina será debatido
A construção de usinas hidrelétricas no Norte mato-grossense vem causando prejuízos à economia local, nos últimos três anos, em função do aumentado desordenado da população. Essa é a preocupação de muitos prefeitos, que alegam que as cidades não têm condições em infraestrutura para comportar o crescimento populacional. Em Colíder, o gestor Nilson Santos (PMDB) afirmou que houve expansação demográfica de 60%. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2012), o município tinha 31.176 habitantes. “As empresas concessionárias, por obrigação, devem desenvolver programas de apoio aos municípios, com o intuito de auxiliar essas cidades a elaborar e implementar planos diretores municipais, monitorando os impactos das obras sobre a sociedade e a economia local”.
Na busca de reverter esses transtornos socioeconômicos à sociedade e para a região, o deputado Pedro Satélite (PSD) propôs a realização de uma audiência pública, prevista para acontecer no dia 30 de abril, às 19h, na Câmara de Vereadores de Colíder. O tema do debate é “os impactos socioeconômicos das obras da Usina Hidrelétrica Colider”.
Em novembro de 2014, de acordo com Satélite, o prefeito do município de Itaúba, Raimundo Zanon, decretou estado de emergência devido ao aumento populacional repentino, causado pelas obras de construção da hidrelétrica no Rio Teles Pires. “Diariamente recebemos reclamações de municípios como Colider, Nova Canaã do Norte e Itaúba. Lá, os gestores e representantes da sociedade civil indagam sobre o apoio que as empresas, responsáveis pelo empreendimento, podem e devem dar às cidades que estão tendo que assumir os prejuízos causados pelas obras em educação, saúde, violência e desenvolvimento urbano dessas cidades”, disse Satélite.
Além da presença de deputados estaduais, o convite será estendido à Secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Avila Peterlini de Souza; ao prefeito de Colider, Nilson Santos; o prefeito de Itaúba, Raimundo Zanon; ao prefeito de Nova Canaã do Norte, Vicente Gerotto de Medeiros; aos vereadores da região; ao diretor presidente da Companhia Paranaense de Energia (COPEL), Sérgio Luiz Lamy; outras autoridades públicas e a sociedade civil.
Comentários