Android Auto, sistema operacional do Google para carros, já roda nos EUA
O Google anunciou nesta quinta-feira (19) que começou a liberar o Android Auto, uma versão de seu sistema operacional feita para carros. O programa agora é compatível com carros nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.
Anunciado em junho do ano passado, o programa sincroniza dados de smartphones Android com o veículo e privilegia comandos de voz para evitar que motoristas se distraiam durante a direção. Com ele, é possível, entre outras funções, solicitar a exibição de mapas com trânsito em tempo real e a indicação de rotas, além de mudar a música sem tocar os painéis do carro.
Em junho de 2014, o Google anunciou que 40 montadoras, como Chevrolet, Fiat, Ford, Honda e Hyundai, iriam usar a tecnologia. Além delas, empresas que desenvolvem software também aderiram e adaptaram seus serviços para o sistema. Na lista, estão Skype, ICQ e KiK.
Segundo um comunicado do Google, o programa será primeiramente integrado a alguns aparelhos de som da Pioneer. Para usar o sistema, o usuário deve baixar o app na Google Play e por ora só é compatível com smartphones com Android 5.0. Para impulsionar a adesão dos clientes ao Android Auto, o Google oferece 90 dias de assinatura grátis ao Google Play Music.
O Android Auto é a oferta do Google para concorrer com o CarPlay, plataforma da Apple lançada em março que permite controlar as ferramentas do iPhone diretamente do painel do carro.
Comentários