Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 20 de Setembro de 2012 às 07:50

    Imprimir


Os mais de 200 profissionais de saúde do município de Lucas do Rio Verde, incluído os que trabalham no hospital São Lucas, vão ser capacitados sobre diagnóstico e tratamento da hanseníase. Será no próximo sábado, no auditório da câmara, a partir das 08h. O médico Roberto Cazan vai orientar os profissionais. "Essa capacitação é destinada a todos os profissionais de saúde e ministrada por um médico, com referencia no estado de hanseníase, que é o Roberto Cazan. As pessoas interessadas e que possuem suspeitas no diagnóstico da hanseníase, poderão comparecer também para serem examinadas" explicou a coordenadora da secretaria, Franciele De Carlo.

O objetivo é proporcionar mais conhecimentos para os profissionais e reduzir a quantidade de falhas ao diagnosticar a doença que consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais, como biópsia, podem ser necessários.

A hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen. Um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Não é, portanto, hereditária.

Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.

Com o avanço da doença, o número de manchas ou o tamanho das já existentes aumenta e os nervos ficam comprometidos, podendo causar deformações em regiões, como nariz e dedos, e impedir determinados movimentos, como abrir e fechar as mãos. Além disso, pode permitir que determinados acidentes ocorram em razão da falta de sensibilidade nessas regiões.






Comentários

Deixe seu Comentário