Fernando Rocha encara dieta para emagrecer até 21 kg em dois meses
Como emagrecer com saúde? O Bem Estar desta segunda-feira (23) mostrou todos os detalhes da campanha #AfinaRocha. Quais alimentos não podem faltar em uma dieta? Dieta restritiva funciona? Precisamos ficar atentos aos sinais do corpo para ver se tudo está indo bem. Participaram do programa a nutricionista Simone Caivano e a endocrinologista Maria Edna de Melo.
O objetivo do Fernando é eliminar entre 18 kg e 21 kg em dois meses. Oito quilos já foram! Ele começou o #AfinaRocha pesando 110,9 kg e precisa chegar aos 92 kg.
O projeto visa mudar a relação do Fernando com a comida. Por isso, ele passou por vários especialistas: endocrinologista, nutricionista, psicóloga. Uma equipe multidisciplinar está ajudando no processo de emagrecimento.
O projeto #AfinaRocha não é uma dieta de proteína. O Fernando pode comer carboidratos de baixo índice glicêmico, como maçã, laranja, banana, pera, manga, abacaxi, alface, abóbora, beterraba, chuchu, brócolis, berinjela, aveia, farinha de linha, quinoa. Ele teve que cortar o açúcar, batata, mandioca, bolo, bolacha, pão, macarrão e arroz, por exemplo.
Vale lembrar que toda dieta de emagrecimento deve ser acompanhada de atividade física para preservar a massa magra. A endocrinologista Maria Edna de Melo lembra que o corpo aciona um mecanismo de defesa quando está emagrecendo.
O humor também pode mudar no começo da dieta. Isso geralmente tem relação com a ausência do carboidrato. Mas a recompensa de tanto esforço logo aparece porque a pessoa sente-se muito mais disposta porque está carregando um corpo mais leve.
E o que não pode faltar em uma dieta? A endocrinologista explica. “As pessoas devem ter uma rotina de alimentação, com algumas refeições básicas, especialmente o café da manhã. Em dietas de baixa caloria o suporte médico e nutricional é obrigatório.”
A nutricionista Simone Caivano completa: “não pode faltar os grupos alimentares: carnes em geral, cereais e pães integrais, frutas, verduras, legumes, leite e seus derivados, óleos vegetais e até algumas gorduras.”
Comentários