Sema libera licença para duplicação de 790 Km da BR-163
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), liberou as licenças prévias e de instalação para duplicação de 442,8 quilômetros da rodovia federal BR-163, da divisa de Mato Grosso do Sul à cidade de Rondonópolis-MT e dos quilômetros 507 ao 855, do Posto Gil à Sinop. Sendo um total de 790,8 quilômetros de duplicação.
O Superintendente de Infraestrutura, Mineração e Indústria e Serviços da Sema, André Luis Torres Baby, entende que as obras são de grande importância, pois promovem serviços de resgate, urgência e emergência, resgate de carga perigosa, guincho, 16 passarelas para pedestres entre outras.
A empresa Rota do Oeste, vencedora da concessão, tem cinco anos para executar todas as obras exigidas no edital e somente poderá passar a cobrar pedágio, após 10% das obras exigidas estiveram concluídas. Acredita-se que os pedágios estarão funcionando já no final deste ano. Deverá ser instalada uma praça de pedágio a cada 100 quilômetros.
Cerca de 2.600 trabalhadores estão nos canteiros de obras em toda a extensão da rodovia. Ao todo serão investidos cerca de R$ 5,5 milhões.
A BR-163 é a principal via de escoação da produção agrícola do estado e liga o norte ao sul do país e inclusive os portos de Paranaguá-PR e Santarém-PA.
Comentários