Tangará: Unidade de Saúde Centro recebe novos equipamentos
O repasse foi feito na tarde desta 3ª-feira (24) pelo prefeito Fábio Martins Junqueira. Segundo ele, o repasse faz parte de um projeto de reequipamento de todas as Unidades de Saúde da Família de Tangará da Serra.
A Unidade de Saúde Centro, a exemplo das demais, desenvolve atividade diversas ligadas à atenção básica da saúde. “Aqui são desenvolvidos vários trabalhos. Aqui nós temos consulta médica, de enfermagem. A enfermagem faz o trabalho de coleta de preventivo, atendimento às gestantes, puericultura, que é o trabalho de acompanhamento do crescimento das crianças. A procura está pequena, mas com tempo vamos informando, a população vai procurando mais. Estamos no início do processo deste trabalho. Temos muito ainda que caminhar para estarmos com as equipes de saúde completas e todos os serviços serrem oferecidos”, explicou a enfermeira Gisele.
Com o repasse dos equipamentos, segundo ela, será possível montar mais salas e consultórios para atender mais pessoas simultaneamente.
O Prefeito Fábio Martins Junqueira destacou à reportagem da Rádio Pioneira que a gestão está fazendo um esforço para dotar as unidades de saúde da família dos equipamentos necessários para melhorar os serviços. “Foram adquiridos equipamentos e materiais para todas as USFs e estão sendo entregues paulatinamente. É um total de R$ 280 mil reais de investimentos na aquisição destes equipamentos”.
Além do repasse de equipamentos, está sendo organizada a intervenção na rede física em algumas unidades onde ainda não houve melhorias. “Esta unidade é um prédio alugado, mas ele também tem algumas necessidades e estamos providenciando estas intervenções”, ressaltou.
Junqueira reafirmou que o município está fazendo a opção pela atenção básica na saúde. “É a vocação do município. Quando da estruturação do SUS no País se organizou desta forma: municípios com atenção básica, estado com média e alta complexidade e a união financiando todos os níveis. Tangará tem sofrido justamente porque não atendia uma grande parcela da população com a atenção básica. Nós fizemos adesões a programas do Governo e estamos desenvolvendo os maiores esforços para ter o quadro completo de médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem em todas as unidades de saúde da família para trocar a opção curativa pela opção preventiva”.
Com a ação, segundo o prefeito, é possível diminuir as necessidades no setor curativo. “Vamos organizando também para que o estado assuma a sua parte. Tangará tem 100 mil habitantes, temos 10 mil e 500 quilômetros quadrados no município. O território de Tangará é maior que o território de Cuba, que é um país. Então, temos dificuldades com relação a esta logística. Na área da saúde, então, a presença do estado é muito importante. E no aspecto das ações curativas: hospitais, exames e outros de média e alta complexidade.”.
Comentários