Ipem-MT reprova brinquedos encontrados em ovos de Páscoa durante fiscalização
Foto: Reprodução/Internet
Em meio a 630 brinquedos brindes em ovos de Páscoa fiscalizados durante ação do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) apenas dois foram reprovados por não estarem de acordo com as exigências da legislação. O Instituto avaliou mais de 450 produtos entre ovos de páscoa, chocolates em barra e caixas de bombons coletados em 20 estabelecimentos comerciais, localizados em quatro municípios mato-grossenses.
A ação de coleta de produtos relacionados à Páscoa foi realizada em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres. A ação faz parte da Operação Páscoa.
Segundo o Ipem-MT, nos produtos coletados foram realizados exames quantitativos ou metrológicos (verificação do peso indicado na embalagem). Foram analisados ainda produtos como milho para canjica, leite de coco, leite condensado, coco ralado e canela, também muito consumidos nesta época do ano.
A coordenadora de Fiscalização de Produtos do Ipem, Elaine Barros, foram feitas 35 perícias metrológicas nos chocolates e sete nos outros produtos e nenhum foram encontradas irregularidades.
Nos brinquedos, que vem como brinde nos ovos de Páscoa, foi analisada a presença do selo do Inmetro nos 630 produtos analisados. O Ipem-MT revela que somente em dois foram reprovados visto os brinquedos não estarem caracterizados como tal.
“A existência do selo do Inmetro garante que aquele artigo passou por vários testes em laboratório e não traz riscos à segurança e a saúde do consumidor, se utilizado de acordo com as recomendações do fabricante”, pontua a diretora de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Marli Nascimento.
Preço e inflação
Como o Agro Olhar já comentou, a inflação e o aumento dos impostos impactaram nos preços dos ovos de páscoa e demais produtos, como bombons e barras de chocolate, em 2015. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o ovo de Páscoa possui 38,53% de impostos embutidos em seu preço neste ano. Nos supermercados um ovo de 170gr varia de R$ 16,99 a R$ 38,10.
Confira dicas do Ipem-MT quanto aos produtos alusivos a Páscoa:
- Sempre observar se a indicação do peso está descrita de forma clara nas embalagens dos produtos.
- O consumidor deve estar ciente que a numeração dos ovos de chocolate serve apenas como referência para o fabricante. Ou seja, não significa que quanto maior o número do ovo mais pesado ele é. Cada fabricante adota uma escala diferenciada de tamanho.
- O consumidor que desconfiar ou tiver qualquer dúvida sobre o produto comercializado, pode recorrer à Ouvidoria do Ipem-MT pelos telefones (65)36248785, (65)3322 9729 ou pelo site do www.ipem.mt.gov.br
Comentários