Aliados dos rebeldes xiitas tomam aeroporto de cidade do Iêmen Milícias têm apoio das tropas leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh. Huthis dizem ter capturado ministro da Defesa em outra cidade.
Aliados dos rebeldes xiitas huthis assumiram o controle nesta quarta-feira (25) do aeroporto de Aden, em seu avanço nesta cidade do sul do Iêmen, reduto do presidente Abd Rabo Mansur Hadi, segundo testemunhas.
Soldados da 39º brigada blindada, estacionados perto do aeroporto, se apoderaram das instalações, de acordo com as fontes, acrescentando que essa unidade se aliou aos rebeldes.
O ministro das Relações Exteriores do Iêmen pediu nesta quarta-feira uma intervenção militar árabe urgente em seu país.
O cerco está se fechando sobre a grande cidade do sul, com as milícias xiitas apoiadas pelas tropas leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh, a apenas 40 km de distância.
Os huthis afirmaram ter capturado o ministro da Defesa, general Mahmud el-Subaihi, na cidade de Huta, capital da província de Lahej, vizinha da de Áden. Ele teria sido levado à capital Sana, segundo o porta-voz dos rebeldes xiitas, Mohamed Abdessalam, citado pelo canal Al-Massira.
Pouco antes, eles tomaram o controle de uma grande base aérea, a de Al-Anad, abandonada na semana passada pelos militares americanos.
Frente a esta ameaça, o presidente Hadi foi levado para um "local seguro em Áden", indicou uma autoridade que não quis se identificar.
O ministro interino das Relações Exteriores, Ryad Yassin, também negou que o chefe de Estado tenha fugido para o exterior, como havia sido informado por um membro da guarda presidencial.
Comentários