Ansioso para voltar às pistas, Alonso adota tom otimista: "Temos potencial"
A missão de Fernando Alonso no GP da Malásia não será nada fácil, mas o espanhol parece confiante em sua estreia com o novo McLaren-Honda no campeonato 2015 da Fórmula 1. Após se ausentar da etapa de abertura, na Austrália, por recomendação médica em decorrência do acidente sofrido nos testes da pré-temporada, o bicampeão mundial garante que o resultado pífio da equipe na primeira corrida - último lugar para o companheiro Jenson Button e problema no motor do substituto Kevin Magnussen antes mesmo da largada - não é motivo para pessimismo.
- Eu acompanhei o fim de semana na Austrália de perto e estive em contato constante com a equipe. É claro que temos muito trabalho pela frente, mas o resultado de Jenson em Melbourne foi encorajador do ponto de vista da confiabilidade e da coleta de dados, que são extremamente importantes. Eu também gostaria de agradecer a Kevin por seus esforços, e é uma pena que ele não tenha conseguido se alinhar ao grid.
Parte do otimismo do piloto espanhol parece estar atrelada ao bom histórico na pista de Sepang, onde ele já venceu em três ocasiões - incluindo a edição de 2007, ano de sua primeira e atribulada passagem pela McLaren. Mas, diante das dificuldades da escuderia britânica na retomada da histórica parceria com a japonesa Honda, Alonso sabe que uma boa preparação pode fazer toda a diferença. Depois que recebeu alta do hospital, após a forte batida em Barcelona, o piloto tem se dedicado intensamente aos treinos físicos e ao simulador da fábrica.
- Tenho trabalhado duro em minha preparação física e me sinto bem e pronto para este fim de semana. O calor na Malásia é sempre um desafio duro para os pilotos, mas eu tenho me dedicado a este fator em meu treinamento e estou preparado para todas as condições meteorológicas que possamos vir a enfrentar em Sepang. Esse circuito sempre foi um dos meus favoritos. É uma pista emocionante e há chances de boas batalhas por ultrapassagens entre retas e curvas rápidas. Eu ganhei três vezes na Malásia, incluindo em 2007, com a McLaren, e apesar de termos um longo caminho pela frente, todos na McLaren-Honda estão trabalhando duro para desenvolver o carro e avançar a cada corrida.
Mesmo relativizado o resultado do GP da Austrália, Alonso reconhece que o desafio da McLaren-Honda na Malásia será gigante. Enquanto a briga por pontos e pódios ainda parece uma realidade distante, o espanhol afirma que o foco principal deste fim de semana será continuar o processo de desenvolvimento do problemático MP4-30, com a coleta de dados e o feedback dos pilotos para os engenheiros e mecânicos da equipe.
- O fim de semana vai ser difícil, mas estou ansioso para entrar no MP4-30 pela primeira vez em um Grande Prêmio e voltar a competir. Eu passei um tempo no simulador da fábrica, e meu foco será continuar o desenvolvimento do nosso carro com meus engenheiros, além de trabalhar no nosso equilíbrio e no ritmo de corrida. Há um grande potencial no carro e vamos continuar trabalhando até que vejamos os resultados.
Apesar de se sentir bem e preparado, Fernando Alonso ainda depende da liberação dos médicos da FIA após se submeter a novos exames, que serão realizados antes do início das atividades na Malásia. Por causa do fuso horário, o público brasileiro poderá conferir os pilotos na pista de Sepang já nesta quinta-feira, com o primeiro treino livre, a partir das 23h (de Brasília). O SporTV transmite a atividade ao vivo. O treino classificatório será no sábado, a partir das 4h, e a corrida está marcada para o domingo, no mesmo horário, com transmissão ao vivo da TV Globo. O GloboEsporte.com acompanha todas as emoções no circuito malaio em Tempo Real. Fique ligado nos horários!
Comentários