PF deflaga 7ª fase da Operação Ararath; foco são operações imobiliárias fraudulentas
Foto: Ilustração/bloggranconcursosonline
A Polícia Federal em Mato Grosso desencadeou na manhã de hoje, 1º de abril, a sétima fase da 'Operação Ararath'. Segundo a PF, um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão são cumpridos em Cuiabá. A ação de hoje é coordenada pela delegada Heloísa Alves de Albuquerque, do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal e resultou na prisão do ex-secretário de Estado, Eder Moraes. Ele já havia sido preso na 5º fase da ação, em maio de 2014, e permaneceu por 82 dias encarcerado.
Recentemente foi descoberto que investigados realizaram operações imobiliárias fraudulentas, com valores inferiores aos praticados no mercado, e que foram adquiridos veículos de alto padrão, sempre em nome de terceiros (laranjas), com o notório intuito de ocultar a real propriedade e impedir o cumprimento de decisão judicial de sequestro/arresto de bens.
As medidas foram determinadas pelo Juízo da 5ª Vara Federal de Mato Grosso a partir de requerimento do Ministério Público Federal no curso da Ação Penal, sendo que a Polícia Federal instaurou inquérito policial para apurar a ocultação e a lavagem de dinheiro.
Além de constituírem crimes próprios, tais condutas também violam decisão judicial que concedeu liberdade provisória a um dos investigados.
Desde novembro de 2013, a PF vem atuando no combate a um gigantesco esquema que envolve políticos, lavagem de dinheiro, sonegação, corrupação ativa e passiva, entre outros crimes.
*Atualizada
Comentários