Inauguração da Arena Pantanal completa um ano, mas obra segue inacabada
Foto: Danilo Bezerra/ Olhar Direto
Considerada a mais importantes obras para a Copa do Mundo de Futebol realizada no Brasil, a Arena Pantanal completa, nesta quinta-feira (02), um ano de inauguração. Festejada por muitos e criticada por parte dos mato-grossenses, o espaço que pretendia ser o palco do futebol estadual permanece, após 365 dias de uso, em situação de incompletude. Sem a concretização da cerimonia de entrega ao Governo de Mato Grosso, a Arena pantanal aguarda finalizações, ajustes e correções previstas em contrato firmado com a construtora Mendes Júnior.
Com diversas patologias detectadas antes do início do Campeonato Mato-grossense, a Arena utilizou somente 41% de toda a sua capacidade. Um laudo de vistoria técnica, emitido pela Defesa Civil em conjunto com o Corpo de Bombeiro, apontou que por questões de segurança somente 18 mil lugares foram liberados.
O laudo detalhou que a Arena Pantanal “reúne condições de segurança adequadas, para receber aglomerações de Área do nível 10, Área do nível 20 e camarotes da mesma área, Cabine de imprensa do nível 30, não devendo exceder o total de 18 mil pessoas, distribuídas nas referidas áreas”. Este número representa aproximadamente 41% da capacidade total do estádio, que pode receber até 43 mil torcedores. Conforme divulgado pela equipe do Gabinete de Projetos Estratégicos do Estado, o período após o fim do torneio estadual será utilizado para a adequação da Arena.
Além dos problemas estruturais, discussões sobre o projeto que irá moldar as readequações necessárias para utilização do entorno do estádio tiveram início. O espaço, que conta com 300 mil metros quadrados, tem sido atrativo diário para a população local, que o utiliza para prática de esportes e lazer. Levantamentos informais apontam que diariamente cerca de 1,5 mil pessoas frequentam o espaço.
Segundo o arquiteto Sérgio Coelho, o projeto para elaboração da Arena Pantanal sempre preconizou o potencial existente na região do bairro Verdão, em Cuiabá. Ele explica que desde a época em que o estádio Governador José Fragelli ainda estava em funcionamento, o espaço ao redor já era utilizado pela população para a prática de esportes e lazer.
O Olhar Direto divulgou com exclusividade, no último dia 30 de março, que o confronto válido pelo Campeonato Brasileiro de futebol entre Cruzeiro e Corinthians será realizado na Arena Pantanal. Eventos nacionais são trazidos com frequência ao estádio com a expectativa de que o espaço não ganhe, de vez, o status de “elefante branco”.
Comentários