Holandês sequestrado por islamitas no Mali volta para casa Exército francês libertou refém em operação no país africano. Sjaak Rijke foi sequestrado em novembro de 2011 pela Al-Qaeda local.
Um holandês sequestrado por militantes islâmicos em Timbuktu (Mali) e mantido refém por mais de três anos está voltando para seu país. Sjaak Rijke, raptado em novembro de 2011 pela Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI), voou para a capital Bamako nesta terça-feira (7).
Com a pele mais bronzeada e uma longa barba grisalha, Rijke se encontrou com autoridades holandesas e malianas antes de seguir para Holanda.
O ministério de Relações Exteriores da Holanda disse em comunicado que Rijke já havia encontrado sua esposa e que o casal gostaria agora de "descansar em um local no qual pudessem se recuperar juntos".
O resgate de Rijke foi feito na segunda-feira (6) por soldados das forças especiais francesas durante uma operação no extremo norte do país africano. Segundo o presidente da França,François Hollande, alguns militantes foram mortos e outros capturados na ação.
Sjaak Rijke foi sequestrado em Timbuktu no dia 25 de novembro de 2011 por um grupo de homens armados que invadiu o hotel em que estava.
Sjaak Rijke desembarca no aeroporto em Bamako, Mali, antes de seguir para Holanda (Foto: AP/Harouna Traore)
Comentários