Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Abril de 2015 às 11:48

    Imprimir


Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

O relógio ainda não marcava oito horas e Cuiabá já estava em festa no pátio externo da Arena Pantanal. O motivo, além do aniversário de 296 anos da capital mato-grossense, comemorado nesta quarta-feira (08), é a inauguração da ciclofaixa de lazer.


“Estamos trabalhando muito e, neste mês de abril como um todo, entregaremos 92 atividades em comemoração aos quase três séculos de Cuiabá. E hoje um dos presentes para a cidade é esta ciclofaixa de lazer”, disse o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, já em trajes esportivos para participar do passeio ciclístico de inauguração.



A ciclofaixa, que começa na Arena Pantanal, tem seis quilômetros e meio de extensão e vai até o parque Mãe Bonifácia. Esta nova área de lazer funcionará todos os domingos, das 7h às 17h. De acordo com o presidente da Associação Bike MT, Fabian Martinelli, a ciclofaixa é mais um instrumento de educação no trânsito do que somente lazer.

Segundo Martinelli, a realidade dos ciclistas em Cuiabá ainda é complicada devido ao desrespeito no trânsito. “A ciclofaixa vem com um intuito educativo de levar consciência para as pessoas, para que os motoristas acostumem-se com a presença do ciclista na rua. A princípio a gente vê que a intenção maior é a educação”, disse o presidente do Bike MT.



Martinelli afirmou também que, embora complicada, esta interação com os motoristas tem melhorado. “Acho que a transição que teremos agora com a ciclofaixa vai demorar um pouco, mas temos a consciência de que daqui pra frente tende a melhorar muito a presença do ciclista na rua. Já tem quatro anos que a gente pedala na cidade e já notamos a diferença. Agora com a ciclofaixa acho que esta adaptação será mais rápida ainda”, explicou.

Segurança na ciclofaixa

Uma das preocupações dos cuiabanos em relação à ciclofaixa diz respeito à segurança. Sobre este ponto, o secretário municipal de mobilidade urbana, Thiago França, esclareceu que todos os domingos o percurso estará sinalizado e será monitorado.



“Quando a ciclofaixa estiver aberta para a população, estará sempre sinalizada com cones e placas e será monitorada por agentes de trânsito e por voluntários capacitados do sistema FIEMT”, explicou França.

O secretário ainda ressaltou que para a ciclofaixa funcionar, a sociedade deve tomar consciência de como funciona o trânsito. “A gente pede a compreensão da sociedade cuiabana, porque as pessoas precisam entender que o trânsito é um espaço amplo e que deve ser compartilhado. Além disto, o trânsito não foi planejado apenas para contemplar o automóvel, mas também para contemplar o ciclista, o pedestre e o usuário do transporte coletivo”, finalizou.

Novos percursos

De acordo com o prefeito Mauro Mendes, esta ciclofaixa da Arena Pantanal até o Parque Mãe Bonifácia é a primeira etapa de um projeto maior. “A ciclofaixa é para ser maior que este trajeto que nos estamos inicialmente implantando hoje”, disse Mendes na inauguração da via de lazer.



O prefeito também afirmou que o percurso atual foi feito primeiro devido a uma questão de organização. “Pela organização, implementação e para que tudo ocorra bem, será essa a primeira etapa da ciclofaixa de lazer. Mas no futuro queremos, com certeza, ampliar para outras regiões”, finalizou.



Trajeto





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/410810/visualizar/