Polícia Militar incentiva moradores a fotografarem infratores de trânsito Campanha pretende reunir flagrantes no perfil do batalhão no Facebook. A ideia é alertar sobre a falta de educação no trânsito, explicam policiais.
Fotografias feitas por policiais militares mostram o desrespeitos às leis de trânsito; pedestres evitam as faixas de segurança (Foto: PM / Divulgação)
O comando do 21º Batalhão da Polícia Militar de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, lançou uma campanha na internet para que moradores da cidade fotografem flagrantes de infrações no trânsito. A ideia, explicam os policiais, é alertar sobre o grande número de irregularidades cometidas por motoristas, ciclistas e pedestres e reduzir os acidentes na cidade. As fotos deverão ser publicadas no perfil da corporação no Facebook.
“A partir do momento que alguém fotografa ou é fotografado fazendo algo que não é o certo, ele passa a pensar sobre aquilo. E é essa a nossa proposta, conscientizar o cidadão sobre as suas responsabilidades. Na verdade, não gostaríamos de receber nenhuma fotografia, porque isso demonstraria que o objetivo da campanha já estaria sendo atingido, que é o de reduzirmos o número de acidentes no trânsito”, aponta o comandante Rogério Gomes Pitz.
Na mensagem de lançamento da campanha “Fotografe quem acha que a rua é sua”, os policiais militares alertam: “Estamos de olho em você que acha que a rua é somente sua e costuma atravessar em qualquer lugar, caminhar na ciclofaixa mesmo existindo calçadas e que não para o seu carro na faixa de pedestres”.
Fotografias feitas pelos policiais mostram alguns flagrantes. “Como podem conferir nas fotos, existem três faixas de segurança e mesmo assim os pedestres atravessam em locais sem faixa, colocando suas vidas em perigo em meio aos carros e motos”, destacam.
O capitão chama atenção ainda para os riscos do trânsito e da importância do respeito às regras. “Uma maior clareza do espaço de cada um pode refletir na diminuição de acidentes que mensalmente vitimam pessoas”, sugere. “Com certeza o que mais mata no nosso município hoje é o trânsito e muitos dos acidentes são por imprudência dos motoristas e pedestres.”
Campanha pede que moradores fotografem pedestres e motoristas que desrespeitem a lei de trânsito; objetivo é conscientizar, diz PM (Foto: PM / Divulgação)
Nos três primeiros meses de 2015, foram registrados 111 acidentes na área urbana, entre eles nove atropelamentos. No total, três pessoas morreram – duas deles no fim de semana - e 118 ficaram feridas. A maioria dos envolvidos tem entre 18 e 29 anos e o centro é o local de maior incidência de acidentes.
Fiscalização
“Temos na cidade uma boa infraestrutura de trânsito. Só vamos conseguir diminuir os acidentes, se as pessoas também cumprirem a parte delas, como usar o cinto de segurança e o capacete, atravessar na faixa de pedestres, respeitar o limite máximo de velocidade e não dirigir embriagado”, reforça o comandante ao lembrar que a campanha também está levando as pessoas a cobrar do poder público mais melhorias. “Vamos encaminhar estes pedidos aos órgãos responsáveis.”
Comentários