Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 10 de Abril de 2015 às 18:12

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente de Cuba, Raúl Castro, conversaram por telefone nesta quinta-feira (9) antes do esperado encontro entre os dois durante a cúpula das Américas realizada no Panamá, disse à agência Associated Press o vice-diretor da Agência de Informação Nacional de Cuba, Jorge Leganoa.

Uma fonte da Casa Branca também confirmou a conversa. "Posso confirmar que o presidente Obama falou com o presidente Castro na quarta-feira, antes de o presidente partir de Washington".

A ligação ocorreu na noite desta quinta, após os dois mandatários chegarem ao Panamá para a cúpula. É esperado que eles se encontrem durante os eventos previstos e pelo menos troquem um aperto de mão.

Um assessor da Casa Branca disse que os líderes provavelmente manterão uma conversa no sábado. "Claro que prevemos que haja uma oportunidade para que se vejam durante a cúpula amanhã (...) Esperamos que tenham uma reunião" (à margem do fórum), afirmou Ben Rhodes, assessor de Obama falando aos jornalistas.

A última vez que os dois presidentes falaram por telefone foi em 17 de dezembro, quando anunciaram ao mundo seu acordo para restabelecer suas relações, depois de cinco décadas de tensões.

Também nesta quinta, o secretário americano de Estado dos EUA, John Kerry, se reuniu com o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, no Panamá, na véspera do início da VII Cúpula das Américas.

O departamento de Estado publicou em sua conta no Twitter uma foto de Kerry e Rodríguez apertando as mãos. Este foi o encontro de mais alto nível diplomático entre Estados Unidos e Cuba em meio século.

Após o encontro, um alto funcionário do Departamento de Estado disse que houve progressso nas negociações. "O secretário Kerry e o chanceler cubano (Bruno) Rodríguez tiveram uma discussão longa e muito construtiva esta noite. Os dois concordaram que fizeram progressos e que vamos continuar a trabalhar para resolver as questões pendentes", afirmou.

O encontro anterior entre os chefes da diplomacia de Washington e Havana remontava a setembro de 1958, lembraram funcionários americanos.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/411032/visualizar/