Tangará: escolas recebem palestras da campanha "Cara limpa, cidade sem drogas"
Teve início na manhã desta terça-feira (14) a segunda etapa da campanha "Cara limpa, cidade sem drogas" com palestras de orientação às crianças do Centro Municipal de Ensino Antenor Soares. A primeira etapa da campanha aconteceu no mês de março com o lançamento nas dependências da Terceira Companhia Independente de Bombeiros Militar.
A campanha é promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Tangará da Serra em parceria com o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), Terceira Companhia Independente de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil, assim como com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e Secretaria Municipal de Saúde. Passará por todas as escolas municipais para posteriormente chegar às estaduais.
Jucemilson Nazário, investigador de polícia, destacou que as palestras são muito importantes para o não envolvimento de crianças, jovens e adolescentes no mundo das drogas que tem fomentado o crime no município.
“Nas áreas de roubo, furto, homicídio, violência doméstica, então é muito importante. Estaremos levando também, em outra etapa, para as comunidades. Envolvendo os pais nessa campanha para que eles possam orientar seus filhos a não entrarem nesse mundo”, disse.
O investigador destacou ainda que têm sido frequentes casos em que crianças e jovens são usados por traficantes para levar drogas para dentro das escolas. “Estamos levando essa palestra como forma de prevenção para que as crianças possam identificar quem é seu amigo de verdade, para não serem um alvo fácil para traficantes e serem usados por eles”.
Entre as palestras deste primeiro dia está a história de vida do Sargento Nascimento do Corpo de Bombeiros Militar. Ele relatou às crianças sua experiência com as drogas, como conseguiu vencer e dar a volta por cima.
Segundo o Coronel Barbosa, a fala do sargento é muito importante nesses ciclos da campanha pois é uma forma de sensibilizar as crianças e adolescentes para que não cometam o mesmo erro. “O Sargento Nascimento teve uma experiência de vida de envolvimento com o tóxico no qual ele conseguiu vencer com a ajuda de Deus. Quem viveu é diferente de quem tem apenas o conhecimento teórico”, disse.
Durante a campanha, cartilhas didáticas de conscientização e aprendizagem serão entregues às crianças. De acordo com o coronel, as cartilhas são um patrocínio de empresários do munícipio que também abraçaram o gesto.
“Aqui nós estamos somando esforços. Juntando forças para vencer esse mal que nos aflige em todos os níveis. Parabenizo os órgãos que no primeiro momento abraçaram a causa que é preocupação de todos. E aproveitando a oportunidade, agradeço a todos os empresários da cidade, porque foi através do patrocínio deles que fizemos essas cartilhas para as crianças”.
Coronel Barbosa ressaltou que a ajuda de todos é muito importante e que o intuito é alcançar o máximo de pessoas possíveis. Segundo ele, se a campanha evitar que ao menos uma criança entre no mundo das drogas, todos já são vencedores.
“Não tem como dimensionar o alcance dessa campanha, mas cada um tem que fazer sua parte e aqui nós estamos fazendo a nossa. Agradecemos aos diretores e funcionários das escolas que nos recebem de portas abertas. O trabalho continua. Não tem como parar, nós estamos unidos para vencer esse mal”, disse.
José Luiz, presidente do COMAD _ Conselho Municipal Antidrogas, também destacou a importância da campanha e da união de forças para a conscientização e combate às drogas.
“Mediante essa calamidade, esse caos que a gente vem se deparando em relação ao uso de drogas, nós percebemos que temos que fazer alguma coisa. A campanha é muito importante porque hoje as crianças estão entrando no mundo das drogas com sete ou oito anos de idade, então se a gente não colocar uma barreira, não obstruir essa situação, nós vamos perder para o tráfico, para o crime”.
O presidente falou ainda à reportagem que é dependente químico limpo há sete anos e tem consciência da importância de ajudar pessoas que entraram no mundo das drogas, mas ajudar principalmente na conscientização de crianças para que elas não entrem.
“Eu sou um dependente químico e hoje estou com sete anos limpo fazendo esse trabalho. Acredito que se você não se empenhar em ajudar alguém, fazer alguma coisa em relação a isso, você não vai conseguir se manter limpo. Estamos a frente de uma comunidade terapêutica, atendemos as pessoas gratuitamente, porque é somente para ajudar, nós não temos nenhum fim lucrativo. Fazemos de tudo para que levem essa mensagem adiante. Hoje crianças estão no mundo das drogas, dando trabalho, a gente se depara com essa situação e não pode fazer nada”, relatou.
O presidente do Conselho destacou que as portas de muitas escolas estão sendo tomadas por traficantes e algo precisa ser feito para que a situação não continue. “O caminho que a droga nos leva é um hospital, uma cadeia ou o cemitério. A gente não sabe o que vem pela frente”.
A diretora do Centro de Ensino que recebeu a primeira palestra da campanha, Ivone Barbosa, avaliou como positivo esse ciclo de palestras, tendo em vista que as drogas estão cada dia mais próximas da realidade das escolas.
“A única ‘arma’ que nós temos é a prevenção. Nunca é demais palestrar, orientar, debater, alertar. A organização está de parabéns e que tenha mais, a escola está sempre de portas abertas. Antigamente não se tinha essa oportunidade. Hoje em dia só entra no mundo das drogas quem quiser porque informação eles têm”, disse.
Ivone Barbosa deixou um recado para as próximas escolas que receberão o ciclo da campanha. “Que as próximas escolas aproveitem essa oportunidade. Chamem os alunos, a comunidade, pessoas por perto que precisam saber. As pessoas sendo esclarecidas e prevenidas, a gente tem uma sociedade bem melhor”.
A campanha continuará amanhã (16) na Silvio Paternez, dia 21 na José Nodari, dia 23 na Décio Burali, dia 28 na Fábio Diniz Junqueira, dia 30 na Gentila Suzin Muraro e nos dias 05, 07 e 09 de maio respectivamente nas escolas Dom Bosco, Joana D’arc e Ulisses Guimarães com início previsto sempre às 7h.
Comentários