Embarques de carne bovina e de frango sinalizam recuperação,diz o BoFa
A exportação de carne bovina e de frango do Brasil para os seus principais parceiros comerciais começou uma trajetória de recuperação em março, segundo análise do Bank of America Merrill Lynch (BofA). Os analistas do banco consideram que, após forte queda no primeiro bimestre, os volumes embarcados podem estar em processo de alta, ainda que o cenário permaneça desafiador para as vendas externas.
Em relação à carne bovina, o BofA ressaltou que as exportações à Rússia caíram 12% em março, no comparativo anual, após recuo de aproximadamente 60% no primeiro bimestre do ano. As vendas para a Venezuela permaneceram fracas, com queda de 44% em março, enquanto os embarques para Hong Kong mostraram recuperação e cresceram 7% no mês (também ante março de 2014), após recuo de 11% em fevereiro.
Segundo os analistas do banco, os números demonstram que os volumes podem estar em recuperação após atingirem o fundo do poço e que "os níveis de estoques dos principais mercados (importadores) podem estar baixos". A recuperação, segundo o BofA, é mais visível para a exportação de carne de frango. No acumulado do ano, já há alta de 1% no volume embarcado, ante queda de 24% da carne bovina.
Em relatório a clientes, o banco cita a melhora nas importações da Arábia Saudita (+20% em março, no comparativo anual) e China e Hong Kong (+20%). Apesar disso, o BofA destaca que os preços em dólar das exportações de frango caíram 15% desde dezembro, sendo parcialmente compensados pela desvalorização do real no período. No entanto, os analistas esperam que os casos de gripe aviária nos Estados Unidos e o aumento menor do que o esperado na oferta devem ajudar a elevar os preços.
Margens
A margem bruta obtida com as exportações também indicou recuperação em março, mas, no resultado consolidado do trimestre, houve queda. No último trimestre de 2014, a margem com as vendas externas de carne bovina era de 20%, enquanto nos primeiros três meses deste ano o índice foi de 17%. Para o frango, a margem caiu de 52% para 46%. Ainda assim, o BofA observou recuperação nas margens brutas entre janeiro e março de 2014. No mês passado, a margem obtida com a venda da carne bovina foi de 20%, ante o resultado de 13% observado no primeiro mês do ano. No caso do frango, a margem subiu de 44% em janeiro para 48% em março.
Comentários