Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 17 de Abril de 2015 às 18:26

    Imprimir


Por meio de decreto municipal, o prefeito de Itu (SP), Antonio Tuíze, determinou nesta sexta-feira (17) um reajuste de 4,42% na tarifa de água. O índice vale para os anos de 2013 e 2014, e está bem abaixo da proposta encaminhada pela concessionária Águas de Itu, que pedia um aumento de 33%.

O pedido foi prontamente revogado pela prefeitura. Após analisar a proposta, a administração municipal reconheceu como justo um índice de reajuste de 11,09%, mas penalizou a concessionária, retirando 6% por falta de investimentos, que culminaram com a falta de água e os dez meses de racionamento na cidade.

No ano passado, devido a esses problemas, a prefeitura suspendeu o reajuste da tarifa. Em 2013, a concessionária já havia sido penalizada por falta de investimentos previstos em contrato, também com a retirada de 6% do índice aprovado.

Segundo a prefeitura, o reajuste de 4,42% compõe a chamada Taxa Referencial de Água, que pode apresentar variação dependendo da faixa de consumo do consumidor e da modalidade da conta, que pode ser residencial, comercial ou industrial. As tarifas sociais e residenciais de até 10 m³ por mês, por exemplo, sofrem um desconto direto de R$ 4. A tarifa de esgoto não sofreu reajuste - ou seja, o índice fica mantido em 80% do valor da tarifa de água, e não em 90%, como foi proposto pela a concessionária.

Retificação imediata
Nesta sexta-feira (17), a prefeitura enviou um ofício à Águas de Itu, alertando a concessionária para o valor correto de reajuste. Caso algumas contas já tenham sido emitidas com reajuste acima do decretado, elas devem ser retificadas e a população não deve efetuar o pagamento. A Águas de Itu informou que respeitou o reajuste previsto no contrato de concessão, mas disse que ainda não recebeu nenhum documento da prefeitura sobre o reajuste menor.

Prefeitura de Itu discute aumento da tarifa de água com concessionária (Foto: Reprodução/ TV TEM)Prefeitura revogou aumento da tarifa de água em Itu (Foto: Reprodução/ TV TEM)





Fonte: Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/411554/visualizar/