Série de ataques em Bagdá deixa pelo menos 40 mortos Atentados foram promovidos em espaços públicos de diferentes bairros. Outro ataque deixou 3 mortos em frente ao consulado dos EUA em Irbil.
Pelo menos 40 pessoas morreram nesta sexta-feira (17) em Bagdá, capital do Iraque, após uma série de bombardeios que tiveram como alvo espaços públicos.
O ataque mais letal foi promovido por um carro-bomba, que explodiu dentro de uma concessionária no bairro de Habibya, no leste da cidade. Pelo menos 15 pessoas morreram e outras 26 ficaram feridas, disse a polícia. Uma fumaça preta emergiu da área e 11 carros foram queimados.
Outro carro-bomba foi detonado perto de um mercado ao ar livre no bairro de Amil, ao sul, matando 13 pessoas e ferindo 24.
Um terceiro ataque a bomba atingiu uma rua comercial do bairro xiita Nova Bagdá, matando quatro pessoas e ferindo outras nove.
Outra bomba foi detonada perto de um mercado no bairro Dora, onde três pessoas morreram. Outras três morreram em ataque a bomba perto de um café nos subúrbios da cidade. Enquanto isso, outra bomba explodiu perto de uma patrulha de combatentes sunitas conhecida como Sahwa, e dois soldados morreram.
Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque, mas a violência cresceu em Bagdá e outras cidades iraquianas após o avanço do grupo Estado Islâmico, que tomou o controle de territórios a oeste e norte do país. Nesta sexta, o grupo reivindicou a autoria de um ataque na cidade de Irbil, no norte do país, que matou três pessoas em frente ao consulado dos Estados Unidos.
Comentários