Carros abandonados em ruas de Birigui preocupam moradores Por mês, cerca de dez carros por mês são notificados no município GM é responsável por identificar os donos e pedir providências.
Uma situação que vem preocupando os moradores de Birigui (SP), são carros abandonados em algumas ruas da cidade. Os veículos sucateados podem se transformar em criadouros do mosquito da dengue. Em uma mesma rua, até quatro carros foram abandonados.
A aposentada Geni Correa confessa: um dos veículos abandonado na cidade é do marido dela, depois que o motor fundiu. “O motor estava estragado não tinha mais o que puxar, então falei para ele deixar o carro parado neste local”, explica a aposentada.
Cenas parecidas de carros abandonados se repetem a poucos metros. Há duas semanas, o empresário Thiago Svaiger abandonou na mesma localidade um carro sem condições de uso. “Esse carro não tem documentação em dia, fora que ele não tem condição de rodar por causa do pneu entre outras coisas. Ele será destinado a reciclagem”, explica o empresário.
O mecânico Antônio Cavalheiro, que é responsável por um veículo parado há dois meses em uma rua da cidade, confessa. "Ele só serve para sucata, não compensa arrumar", diz Cavalheiro.
São histórias como essas que ajudam aumentar a frota-fantasma nas ruas da cidade e faz com que os moradores se preocupem com criadouros da dengue que podem se formar nas sucatas. O Conselho Nacional de Trânsito não conta com nenhuma lei que determina a remoção de carros deixados nas ruas, cabe a cada cidade criar a própria legislação.
Birigui, por exemplo, possui uma lei municipal que trata o assunto e a Guarda Municipal é responsável por identificar os donos e pedir providências. A fiscalização ocorre depois de denúncias anônimas feitas por telefone. Por mês, cerca de dez carros por mês são notificados no município. “Após 15 dias nós procuramos a autoridade policial, registramos o boletim de ocorrência e o veículo é recolhido ao pátio credenciado a Detran”, informa o comandante da Guarda Municipal João Candido. Se quiser reaver o bem, o proprietário tem 90 dias regularizar a situação do veículo, mas poucos fazem isso, pois o valor dos carros costuma ser menor do que o da infração.
Mas no meio da rua o carro não pode ficar. O dono precisa dar um destino para o veículo, seja um desmanche ou um ferro velho. Quem quiser denunciar algum carro abandonado em Birigui pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 0800-770-2532.
Carros abandonados no meio da rua preocupam moradores de Birigui (Foto: Reprodução / TV TEM)
Comentários