Falhas em ônibus intermunicipais na região de Piracicaba geram queixas Passageiros reclamam das condições dos veículos e atrasos nos horários. Imagens mostram poltrona quebrada e ar-condicionado sem manutenção.
Embora existam normas de segurança para a circulação de ônibus intermunicipais, muitos deles ainda apresentam diversos problemas, que geram reclamações constantes dos usuários. As principais dizem respeito às condições dos veículos, ao cumprimento dos horários e ao atendimento ao público. A produção da EPTV flagrou várias falhas em linhas que fazem a região de Piracicaba (SP). A Viação VB transportes e a Viação Cometa negam problemas.
Para milhares de pessoas eles são o único meio de transporte, já que o custo de viajar e de manter um carro é alto. O problema é que enfrentar a estrada, em alguns veículos, pode ser um verdadeiro transtorno.
A jornalista Karla Gigou usou os ônibus que saíam da rodoviária de Piracicaba para Limeira (SP) durante anos. Ela contou que ficou na estrada diversas vezes. “E um ônibus de Araras teve que vir nos socorrer depois de quase uma hora porque não tinha ônibus de reposição. Eles dizem que têm ônibus de reposição, mas é sempre um problema", relatou.
Quem embarca em ônibus intermunicipais sabe o risco que está correndo, até porque a maioria deles trafega por rodovias e velocidade superior àquela praticada nas cidades. E se não bastasse isso, o usuário é obrigado a conviver diariamente com todo tipo de situação no interior do veículo, enquanto vai para o trabalho ou na volta para casa.
Problema em linha intermunicipal em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)
Entre os flagrantes feitos pela EPTV está a manutenção de ar condicionado vencida. Na linha Limeira-Piracicaba, da VB Transportes, o adesivo indica que o equipamento já deveria ter passado por uma inspeção. O vencimento foi no dia 12 de dezembro do ano passado. E a última manutenção foi feita seis meses atrás.
Mais uma linha da VB tem problemas. A que faz Limeira-Santa Bárbara d'Oeste estava com bancos quebrados, um deles sem o estofado, apenas com a parte do ferro exposta, poltronas sem cinto de segurança e até o painel do motorista quebrado.
No ônibus da Viação Cometa, que faz a linha Santa Bárbara d'Oeste – Piracicaba, a parte plástica do ar condicionado estava quebrada e na traseira de uma poltrona rasgada tinha até lixo.
Reclamações
No primeiro trimestre deste ano a ouvidoria da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) recebeu 1.130 queixas de usuários do sistema intermunicipal de transporte de todo o estado. Número 21% superior ao do mesmo período do ano passado, quando foram 929 queixas.
Um levantamento da própria Artesp mostra que no ranking das reclamações, 49% são sobre as condições dos veículos, problemas na carroceria, bancos quebrados, luminárias, infiltrações e ruídos. Vinte por cento dos usuários reclamaram sobre o transtorno que o cliente passa quando o ônibus quebra no meio do trajeto
Em seguida vêm as queixas do ar condicionado, quando ele existe, que somam 16%. Logo depois, aparecem os comentários sobre o cinto de segurança, que não existe ou está danificado, e a higiene no interior do ônibus, ambos 7%.
Orientações
Quando o passageiro constata esses problemas e sente que há falta de segurança, não deve seguir viagem. Ele tem que reclamar para o motorista no guichê da empresa e ainda ser ressarcido do valor da passagem que pagou.
"Ou conserta e põe o cinto ou eu não vou embarcar. Tem outras questões que realmente dá para esperar por 30 dias, então cabe muito um bom senso por parte do consumidor para pleitear uma reparação de danos", explicou o advogado especialista em direito do consumidor Anderson Gianetti. Outra orientação é registrar com fotos e documentos os problemas que encontrar nos ônibus.
Quando o ônibus quebra no caminho, o passageiro também tem direito e deve exigir que sejam cumpridos. “Até uma hora de atraso há um direito de embarcar num outro ônibus, seja da própria companhia, ou de outra companhia, sem custos adicionais. A partir de três horas de atraso, independentemente da causa desse atraso, se foi um acidente ou uma quebra, há também o direito de assistência quanto a alimentação e também o direito de hospedagem às custas da empresa”, afirmou Gianetti
O complicado é exigir todos esses direitos na correria diária que todos enfrentam. Por isso, muitos usuários desistem de reclamar. O ideal seria que houvesse respeito com quem não está viajando de graça e sim pagando pelo serviço.“É o mínimo resguardar nossa segurança até o local de destino”, falou Karla.
Ônibus intermunicipal em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)
Providências
A Viação VB transportes informou que em dezembro a frota foi renovada e que desconhece o adesivo que mostra a manutenção do ar condicionado vencida. Afirmou ainda que a manutenção é feita de três em três meses e que os ônibus quebrados são logo substituídos.
Já a Viação Cometa disse que os ônibus são todos checados antes das viagens e que a manutenção é feita dentro dos padrões exigidos. Pelo telefone 0 800 727 89 77 é possível fazer denúncias para a Artesp.
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