Tromba d'água é registrada no Rio Amazonas, em Parintins Imagem mostra fenômeno natural na manhã desta terça (21). Prefeitura da cidade diz que a tromba não causou prejuízos.
Uma tromba d’água foi registrada por um morador de Parintins, a 369 Km de Manaus, na manhã desta terça-feira (21), após chuvas que atingiram a região. De acordo com o meteorologista Ricardo Dallarosa, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), imagens da tromba d’água serão analisadas. A assessoria da Prefeitura da cidade informou que não houve prejuízos.
Kássio Júnior afirmou ter gravado as imagens por volta das 9h. Segundo o autônomo, a tromba foi vista na margem direita do Rio Amazonas e seguiu em direção à comunidade Brasília, que fica na margem esquerda do rio. "Ela estava na frente da cidade e as pessoas que estavam na orla viram", disse o morador.
O meteorologia do Sipam explicou ao G1 que a tromba d'água é causada pela grande quantidade de nuvens de tempestade e costuma durar poucos segundos.
"Normalmente, as trombas d'água, quando ocorrem sobre superfície líquida, se formam associadas a tempestades severas produzidas por grandes células convectivas (grandes nuvens produzidas pelo forte aquecimento da superfície) por quando estas se inclinam e tocam a superfície. Felizmente, menos de 1% das nuvens de tempestade originam um tornado ou tromba d'água, o que dificulta sua previsibilidade. Na nossa região, costumam ter vida curta, uma faixa de uma centena ou pouco mais de metros e velocidade do vento de cerca de 100 km/h. Devido a essas características, produzem grandes estragos quando ocorrem sobre áreas habitadas", disse Ricardo Dallarosa.
O Sipam informou ainda que deverá monitorar a região.
Tromba d’água registrada em Parintins (Foto: Arquivo Pessoal)
Comentários