Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 22 de Abril de 2015 às 09:20

    Imprimir


Em um novo vídeo mostrando o tornado ocorrido em Xanxerê, no Oeste catarinense, é possível ver o desespero de um pai em busca do filho. Enquanto filmava o fenômeno, ele chamou fortemente pelo menino de 9 anos. Nenhum dos dois se feriu (veja vídeo acima), como mostrou reportagem da RBS TV.

Dois homens morreram e cerca de 120 pessoas foram levadas para hospitais, segundo a Polícia Militar. Ao menos 2,6 mil residências foram atingidas, segundo último balanço da PM e cerca de mil pessoas ficaram desabrigadas. Outro tornado também atingiu a cidade de Ponte Serrada, a 45 km de Xanxerê.

Enquanto filmava o tornado, Lúcio Branchi gritava à procura do filho. "Murilo! Venha para cá! Venha para cá, rapaz!", chamou. Nas imagens, é possível ver a atuação dos fortes ventos.

O desespero do pai era para salvar o filho Murilo Branchi. "Eu pensei que era alguma coisa que estava vindo. Parecia um avião", contou o menino.

O garoto também contou que teve medo de que "voasse o telhado da casa, acontecesse alguma coisa. Uma catástrofe".

'Cenário de guerra'
Outra moradora resumiu a situação da cidade após o tornado. "O que a gente vê aqui é de cinema. É cenário de guerra. É o bairro inteiro de conhecidos, é o o tio ali, o filho do tio aqui, o primo, a outra prima mais para cima, a outra tia lá, a mãe embaixo, a vizinha da vida inteira da mãe na esquina. Então, são as pessoas que a gente viu a vida inteira. Está todo mundo aqui. Todo mundo foi atingido. Não sobrou uma casa de pé", relatou a comerciante Kely Paludo.

"Nós temos muitos amigos nos hospitais com traumatismo craniano, com coisa assim", resumiu a aposentada Terezinha Girardini.

Como se forma um tornado corrigido (Foto: G1)Como se forma um tornado corrigido (Foto: G1)


Calamidade pública

O prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparini, assinou na terça-feira (21) o decreto de calamidade pública em Xanxerê. Nesta quarta-feira (22), o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), deve homologar o pedido.

Com isso, a cidade deve receber ajuda dos governos estadual e federal para reconstruir os locais destruídos pelo vento.

Apoio do governo federal

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, chegou a Xanxerê no final da tarde desta terça e garantiu apoio do governo federal para reconstrução do município.

Occhi também anunciou o envio de mais 100 militares do Exército. Ao todo, 200 devem auxiliar nas ações de reconstrução. Os primeiros 100 desembarcaram no final da tarde desta terça.

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, anunciou nesta terça-feira (21) a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas pelo tornado.

Tornado

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100 km/h até 330 km/h por volta das 15h, horário do fenômeno.

A escala de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. “Pelas características dos estragos e pela intensidade dos ventos, este deve ficar entre F2 e F3”, disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet Brasília.

Dia 21: soldados do Exército chegaram a Xanxerê na tarde desta terça-feira (Foto: SDR/Divulgação)

Dia 21: soldados do Exército chegaram a Xanxerê na tarde desta terça-feira (Foto: SDR/Divulgação)

Mortes e destruição

A passagem do tornado pelo Oeste catarinense nesta segunda-feira (20) deixou um rastro de destruição. Duas pessoas morreram, entre elas um pai que conseguiu salvar a mulher e um bebê de 3 meses.

A outra vítima, de acordo com a Polícia Militar, foi identificada como Deonir Conin, de 31 anos. De acordo com a polícia, ele estava trabalhando em uma obra no bairro Bortolon. O homem foi levado para o hospital, mas não resistiu.

Outras 120 pessoas ficaram feridas e aproximadamente mil ficaram desabrigadas, segundo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar na cidade.

Feridos

Ainda de acordo com a PM em Xanxerê, pelo menos 74 pessoas deram entrada somente no Hospital São Paulo, em Xanxerê. Outras dezenas de feridos foram levados a hospitais da região.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, duas crianças foram transferidas em estado grave para o Hospital Regional de Chapecó ainda na noite desta segunda (20).

O Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, informou na tarde desta terça-feira que cinco vítimas do tornado estão internadas no Hospital - entre elas um menino de nome Gabriel, que está na UTI.Ele é o filho de um dos homens que morreram em Xanxerê.

Em Xanxerê, 11 pessoas seguiam hospitalizadas até a tarde desta terça-feira - 11 na internação e 7 na emergência. Nenhuma delas está em estado grave, segundo o Hospital São Paulo. Os demais pacientes que deram entrada no hospital foram liberados após receberem atendimento.

Dia 21: torres transmissão caíram e deixaram milhares de pessoas sem luz (Foto: Laion Espíndula/G1)Dia 21: torres transmissão caíram e deixaram milhares de pessoas sem luz (Foto: Laion Espíndula/G1)

Dia 21: Defesa Civil faz balanço dos estragos nesta terça (21) (Foto: Laion Espíndula/G1)Dia 21: Defesa Civil faz balanço dos estragos nesta terça (21) (Foto: Laion Espíndula/G1)

Alcimar ainda voltou à casa para tentar retirar o filho Gabriel, de 4 anos, mas não conseguiu (Foto: Laion Espíndula/Globoesporte.com)O motorista Alcimar Sutil, um dos dois mortos, ainda voltou à casa para tentar retirar o filho Gabriel, de 4 anos, mas não conseguiu (Foto: Laion Espíndula/G1)

Casa foi parar no meio da rua (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)Casa foi parar no meio da rua (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)

Dia 21: cidade ficou sem luz após tornado (Foto: Laion Espíndula/G1)Dia 21: cidade ficou sem luz após tornado (Foto: Laion Espíndula/G1)





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/411782/visualizar/