Segundo a fabricante, a expectiva é que sejam emplacadas 70 mil unidades do Etios no ano que vem. O modelo enfrentará rivais como Volkswagen Gol, Fiat Palio, Peugeot 207, Ford Fiesta hatch e o novo Hyundai HB 20.
O Etios estará disponível nas concessionárias da marca japonesa no Brasil a partir de 28 de setembro. Na versão de entrada, o hatch compacto é equipado com motor 1.3 l de 90 cavalos de potência, e chega apenas com airbag duplo frontal, para-choque na cor do veículo e porta-luvas ventilado. Na versão X, também com motor 1.3 l, o Etios acrescenta coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com distribuidor eletrônico de frenagem e desembaçador do vidro traseiro. Essa versão ainda pode ter ar-condicionado como item opcional.
O modelo Etios XS tem todos os itens acima além de ar-condicionado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio com rádio AM/FM, CD player e entrada USB, conta-giros, e vidros e travas elétricas nas quatro portas. A topo de linha XLS vem equipada com motor 1.5 l e componentes adicionais à versão Etios XS como faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga-leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
Segundo o presidente da Toyota para o Mercosul, Shunici Nakanishi, o modelo, que também é comercializado na Índia, se adapata perfeitamente ao mercado brasileiro. "O Etios foi criado para atender os consumidores brasileiros em especial", disse.
Alem do hatch compacto, a Toyota produzirá uma configuração sedã do Etios, que também sairá da planta de Sorocaba. O modelo partirá de R$ 36.190 e terá motorização 1.5 l. Segundo a Toyota, o porta-malas tem capacidade para 562 l, e é o maior da categoria. O Etios sedã terá 3 versões de acabamento, e chegará a R$ 44.590 na versão topo de linha.
A versão mais básica da configuração sedã tem direção com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS com controle eletrônico de estabilidade, airbag duplo frontal, e desembaçador do vidro traseiro. Já a Etios XS conta com maçanetas e retrovisores na cor do veículo, ar-condicionado, sistema de áudio, conta-giros, porta-malas com acabamento cromado e vidros e travas elétricas. Já a topo de linha XLS vem ainda com faróis de neblina, rodas de liga-leve, acabamento cromado nos difusores de ar, maçanetas na cor prata, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
Veja os preços das versões do Etios e Etios sedã:
Etios 1.3 - com airbag duplo frontal, para-choque na cor do veículo e porta-luvas ventilado - R$ 29.990
Etios 1.3 X - com os itens da versão básica e mais coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com distribuidor eletrônico de frenagem e desembaçador do vidro traseiro - R$ 33.490
Etios 1.3 l XS - todos os itens acima, além de ar-condicionado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio com rádio AM/FM, CD player e entrada USB, conta-giros, e vidros e travas elétricas nas quatro portas - R$ 38.790
Etios 1.5 XLS - todos os itens acima, além de faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga-leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme - R$ 42.790
Etios sedã 1.5 X - direção com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS com controle eletrônico de estabilidade, airbag duplo frontal, e desembaçador do vidro traseiro - R$ 36.190
Etios sedã 1.5 XS - todos os itens da versão X, além de maçanetas e retrovisores na cor do veículo, ar-condicionado, sistema de áudio, conta-giros, porta-malas com acabamento cromado e vidros e travas elétricas - R$ 41.490
Etios sedã 1.5 XLS - todos os itens citados acima, e mais faróis de neblina, rodas de liga-leve, acabamento cromado nos difusores de ar, maçanetas na cor prata, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme - R$ 44.690
O jornalista viajou a convite da Toyota
Comentários