Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 30 de Abril de 2015 às 13:58

    Imprimir


Conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2014, Primavera do Leste possui cerca de 56 mil habitantes. Para atender toda essa população, somente dois caminhões de incêndio, que não apresentam boas condições, existem na corporação em Primavera. O efetivo só é suficiente para trabalhar com uma viatura. Um não funciona e o outro está na oficina.


A população também percebe a situação que estão os carros e equipamentos dos Bombeiros. Chegou à redação do jornal O Diário e Cliquef5 duas situações em que a sociedade não pode contar com o apoio dos militares.

No último domingo (26), o acidente que aconteceu na BR-070, cerca de 30 quilômetros de Primavera do Leste, deixou duas vítimas fatais. Uma delas, Vitor Jaime Ghisi, de 19 anos, morreu carbonizado. O carro pegou fogo após uma colisão frontal e não teve o apoio do Corpo de Bombeiros para apagar as chamas, pois a corporação não tinha um caminhão de incêndio no momento e precisou pedir auxílio a Campo Verde.

Considerando a distância de Primavera ao local do acidente e os 70 quilômetros de Campo Verde, até onde aconteceu a fatalidade, não é difícil entender que se a equipe de Primavera do Leste tivesse prestado o apoio imediato, a tragédia poderia ser de menor proporção.

Outro caso sobre a falta de atendimento dos bombeiros por falta de estrutura foi em um princípio de incêndio, no início do mês, que no Parque Eldorado, onde o caminhão da corporação saiu para o atendimento e por problemas elétricos, ficou parado no meio da rua e teve que ser levado de volta à sede.

Em contato com a Coordenadoria de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar, em Cuiabá, através de nota nos informou que: está disponível na unidade uma viatura de combate a incêndios com capacidade de 5 mil litros, ano 2009, em condições para o atendimento de ocorrência.

Porém, conforme a nota pertencea Corporação de Rondonópolis, e esta viatura de incêndio chegou à cidade na segunda-feira (27), através de uma solicitação de apoio, até que o carro de Primavera fique pronto. Procuramos a auto-elétrica, onde o caminhão de incêndio de Primavera do Leste está.

Os funcionários disseram que já foi feito um orçamento e entregue na última segunda-feira (27). O veículo está com problemas na alimentação e injeção eletrônica. Foi questionado à Assessoria do Corpo de Bombeiros sobre a distribuição da verba adquirida com o Tacim na cidade. Mas nada sobre isso foi relatado na nota.

BOMBEIROS USAM MATERIAL EMPRESTADO PARA SALVAMENTO

Coordenadoria afirma que os equipamentos necessários são garantidos à corporação. Porém, companhia de Primavera diz que utilizou outros equipamentos para assegurar a vida dos militares e da vítima

Outro fato relacionado ao Corpo de Bombeiros, que chamou a atenção da sociedade, aconteceu também no último domingo (26), quando os militares atenderam uma ocorrência de tentativa de suicídio, no alto de uma torre em Primavera do Leste.

Os Bombeiros utilizaram o equipamento de uma concessionária, para garantir a segurança da vítima e dos militares.

Na mesma nota enviada pela Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, ao jornal O Diário e Cliquef5, a coordenadoria relatou que existem na unidade os equipamentos necessários para o atendimento envolvendo ocorrências dessa natureza. Ocorre que [...], os militares que atenderam ao chamado entenderam que seriam necessários materiais extras para a segurança da vítima e, como uma equipe da concessionária de energia elétrica estava na cena da ocorrência e dispunha também desses equipamentos extras, foi prudente utilizá-los do que retornar à unidade para buscar mais materiais.

Procuramos também a 6ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Primavera do Leste, e fomos informados que a equipe saiu para a ocorrência ciente de qual seria o atendimento e que os equipamentos necessários foram levados.

Sobre a necessidade de utilizar equipamentos da concessionária, a 6ª Companhia comunicou que o material que há na corporação o equipamento básico e o empréstimo foi um reforço para assegurar a vida dos bombeiros e da vítima.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso informou ainda que está prevista para a 6ª Companhia Independente a inclusão de mais 10 bombeiros e a construção de novas instalações, em parceria com a Prefeitura Municipal.





Fonte: Clique F5

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/412385/visualizar/