Operação registra irregularidades em livros-brinquedos vendidos em Cuiabá A Operação “Segurança Infantil” atuou em oito estabelecimentos, entre comércios de médio e grande porte. 13,10% dos 565 produtos verificados foram reprovados.
O Ipem – Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso – realizou, entre os dias 14 e 28 de abril, em Cuiabá, uma operação com foco na fiscalização de livros-brinquedos e livros que contém brinquedos como brinde.
A Operação “Segurança Infantil” atuou em oito estabelecimentos, entre COMÉRCIOS de médio e grande porte. 13,10% dos 565 produtos verificados foram reprovados.
Os fiscais do Ipem analisam se o objeto é um brinquedo, de fato, e se as embalagens contêm orientações sobre os cuidados a serem tomados pelos pais ou responsáveis.
De acordo com o Instituto, as embalagens dos livros com brinquedos devem conter a certificação e o Selo de Identificação da Conformidade, ao lado de mensagem informando que o produto não é um brinquedo.
O produto também deve conter a faixa etária indicativa e as instruções de uso descritas em português.
Já os livros-brinquedos devem ser obrigatoriamente certificados pelo Inmetro.
Dados levantados por meio da pesquisa Inmetro sobre acidentes de consumo, indicam que a categoria de produtos infantis está entre as que mais recebem registro de acidentes.
Comentários