Falências decretadas cresceram 30,8% no ano, mostra pesquisa Na comparação entre meses de abril, falências decretadas quase dobraram. Com desaceleração da economia, empresas têm dificuldade de gerar caixa.
Em meio à crise econômica, o fechamento de empresas acelerou este ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira (5) pela Boa Vista SCPC. De janeiro a abril, o número de falências decretadas cresceu 30,8% em relação ao mesmo período de 2014. Na comparação entre meses de abril, as falências decretadas quase dobraram: houve alta de 98%.
"Diante de uma atividade econômica em desaceleração, as empresas seguem com dificuldade de gerar caixa e as restrições ao crédito dificultam a aquisição de empréstimos para o capital de giro", afirma a Boa Vista em nota.
Pedidos de falência
Apesar da alta no número de decretações, os pedidos de falência tiveram uma pequena queda nos quatro primeiros meses do ano, frente aos mesmos meses do ano passado, de 1,7%. Mas, na comparação entre meses de abril, o número de pedidos cresceu 9,7%.
Recuperações judiciais
Segundo o levantamento, os pedidos de recuperação judicial registraram alta de 2,5% no acumulado de 2015 e as recuperações judiciais deferidas recuaram 13,4%, na mesma comparação.
Serasa
Levantamento divulgado pela Serasa também nesta terça-feira apontam que foram feitos, em abril, 161 pedidos de falência em todo o país, uma alta de 15% em relação aos 140 feitos no mês anterior.
Comentários