Confrontos entre polícia e grupo armado provoca 22 mortos na Macedônia
Pelo menos 22 pessoas, entre os quais oito policiais, morreram este fim-de-semana em confrontos na Macedônia, em Kumanovo, na fronteira com o Kosovo. Os números foram passados pela polícia local.
“Oito policias foram mortos e 37 ficaram feridos”, declarou o porta-voz da polícia, Ivo Kotevski, indicando que, entre os mortos, estão elementos de um grupo armado, provavelmente de origem albanesa.
Segundo a mesma fonte, foram encontrados no local 14 cadáveres, vestidos com uniforme, e que pertencem a membros de um grupo de 30 pessoas de origem albanesa. De acordo com a polícia, o grupo promoveria ataques terroristas na região de fronteira.
A União Europeia já se manifestou “profundamente preocupada” com os confrontos na fronteira entre a Macedônia e o Kosovo.
Em comunicado divulgado hoje (10), o comissário europeu para a Política de Vizinhança, Johannes Hahn, destacou que qualquer nova escalada de violência deve ser evitada no interesse da estabilidade geral do país.
Hahn apelou às autoridades e aos dirigentes políticos e comunitários a cooperarem para restaurar a calma. Ele pediu a realização de um inquérito sobre os confrontos entre a policia e um grupo armado proveniente de um país vizinho.
Comentários