Brasileiros são os que mais fazem amigos quando viajam, diz pesquisa Estudo foi feito com 5 mil pessoas em 13 países; veja ranking. Turistas do Brasil também costumam contatar amigos de amigos ao viajar.
O brasileiro Leonardo Maceira (de camiseta azul, no centro) com chilenos que conheceu em Santiago; ele viaja sozinho pela América Latina e sempre faz amigos nos destinos que visita (Foto: Leonardo Maceira/Os Lugares de Cada um/Arquivo pessoal)
Os turistas brasileiros são os que mais fazem amigos quando viajam. É o que sugere uma pesquisa feita com mais de 5 mil pessoas com idade entre 16 e 65 anos em 13 países.
Segundo o estudo, encomendado pela rede de hotéis Mercure a uma empresa de pesquisa de mercado, 84% dos brasileiros entrevistados já fizeram amigos durante viagens – bem mais do que a média mundial, que foi de 56%.
Em segundo lugar no ranking dos mais abertos a amizades em viagens vêm os italianos, com 73%. Em terceiro, os chineses, com 71%.
No extremo oposto, os japoneses parecem pouco afeitos a conhecer gente ao viajar: apenas 11% disseram já ter feito amigos em viagens.
Entre os brasileiros entrevistados, 51% disseram que já fizeram amigos em viagens “várias vezes” e 33%, apenas uma vez.
Na maior parte do mundo, o hábito é mais comum entre pessoas com menos de 35 anos, mas, no caso dos brasileiros, é prevalente entre turistas de todas as idades.
Amigos de amigos
A pesquisa também avaliou quantos turistas contatam amigos de amigos quando viajam. Nesse quesito, os brasileiros também ficaram bem colocados: ficaram em segundo lugar, perdendo apenas para os chineses. No Brasil, 67% dos entrevistados disseram ter esse hábito, enquanto a média mundial foi de 45%.
Entre os turistas brasileiros, 52% fazem isso para obter dicas sobre o que fazer no destino; 44% para ter um contato local em caso de emergência; e 39% para ter alguém para sair durante a viagem.
Os japoneses, mais uma vez, ficaram em último lugar entre as 13 nacionalidades em relação a essa questão, com 20% de respostas positivas. Alemães, franceses e holandeses também não se mostraram muito abertos a conhecer amigos de amigos em situações de viagem.
'Nunca estou sozinho', diz brasileiro
O paranaense Leonardo Maceira, de 24 anos, viaja há mais de um ano pela América Latina e diz que sempre faz amigos nos lugares por onde passa. “Viajo sozinho, mas nunca estou sozinho. Vou conhecendo gente por todos os lados. Já conheci pessoas que até me deixaram sozinho na casa delas”, conta.
Para ele, ficar amigo de moradores do destino é a melhor forma de fugir do turismo convencional. “É uma maneira de conhecer melhor a cultura e muitos lugares que só pessoas da região conhecem”, afirma.
Segundo ele, um fator que ajuda é que os estrangeiros costumam ter simpatia pelos brasileiros. “A reação é sempre positiva [quando digo que sou brasileiro]. Todos falam que querem conhecer o país.”
A porcentagem de entrevistados que já fizeram amigos em viagens, segundo o estudo
Brasileiros - 84%
Italianos- 73%
Chineses- 71%
Espanhóis- 63%
Portugueses- 61%
Australianos- 57%
Belgas- 56%
Alemães-54%
Franceses- 46%
Holandes- 44%
Britânicos- 44%
Japoneses-11%
Comentários