Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 12 de Maio de 2015 às 20:45

    Imprimir


O recente escândalo que mostra a cooperação do serviço secreto alemão (BND) e da NSA (Agência de Segurança Nacional) dos Estados Unidos confirma que a espionagem em massa está fora do controle democrático. É o que afirma o ex-analista norte-americano Edward Snowden ao jornal alemão Der Spiegel.


"Agora, todos os fatos estão sobre a mesa. A vigilância em massa é real e se faz espionagem industrial. E, os serviços secretos trabalham foram da percepção e do controle dos representantes eleitos pelo povo e pela Justiça", afirmou Snowden.

Para o ex-funcionário da NSA, que atualmente vive em Moscou sob proteção, o número de seletores, que são as chaves de buscas, utilizados pelo BND é "perturbador".

"Alguns números podem ser atingidos só se for feita uma vigilância em massa", "fora de qualquer controle", relatou. Segundo Snowden, os analistas da NSA "podem inserir qualquer tipo de seletor sem passar primeiro por um processo de aprovação". Só na sequência, caso seja constatado algo, é feito o pedido.

Sobre o "datagate" alemão: O ex-analista se referia ao caso investigado por uma comissão parlamentar da Alemanha, o chamado "datagate". Ela começou seu trabalho no início do ano passado após diversos jornais do país revelarem que a NSA fez uma espionagem contra o governo do país e, especialmente, contra a chanceler Merkel.

Em julho, um funcionário do serviço secreto da Alemanha, o BND, foi demitido por suspeitas de que ele teria ajudado a NSA, dos EUA, a espionar empresas do país. Mais recentemente, o escândalo atingiu o governo de Merkel — que saberia do esquema de espionagem — algo que está sendo "avaliado" pelas autoridades.





Fonte: Ansa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/412878/visualizar/