Setas define ações integradas para Poconé
O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda definiu nesta segunda-feira (11.05), durante visita a Poconé (104km de Cuiabá), estratégias para garantir aporte técnico e ações ao município no processo de reordenamento do serviço de acolhimento, inclusão produtiva e promoção da cidadania.
Participaram da reunião a prefeita Meire Adauto e secretariado. “Passados os primeiros 100 dias de governo, deflagramos o contato direto com os municípios a fim de ouvir suas demandas e garantir ações integradas que contribuam para o fortalecimento das políticas de trabalho e emprego, cidadania e assistência social”, esclareceu o secretário.
Valdiney de Arruda apresentou aos gestores os vários produtos que fazem parte do planejamento estratégico da Setas e que serão lançados nos próximos dias, a exemplo do programa Microcrédito, que agora vem reformulado e muito mais resolutivo.
Por meio do programa, pessoas como a artesã Rita Lúcia de Paula Arruda, moradora de Poconé, poderão ter acesso a crédito para fomentar sua atividade. “Teremos um microcrédito exclusivo para mulheres”, informou o secretário à Rita Arruda, que faz parte da associação Retalhos de Arte e que trabalha com a confecção de produtos artesanais com características pantaneiras e matéria-prima que vem do Peru. A associação pretende oferecer um curso da arte que se chama “artilheria”.
O secretário aproveitou para saber como andam as atividades de retomada da função econômica do distrito de Chumbo, comunidade que sofreu muito após o fechamento de uma grande fábrica na região.
Segundo o secretário de Assistência Social de Poconé, Urbano Ramos de Sena, uma equipe da Setas e da Prefeitura do município dão início nesta terça-feira (12.05) a aplicação de um questionário para diagnóstico da situação social das famílias para, em seguida, definirem que ações serão pertinentes para promover a inclusão produtiva dos moradores. “Seguimos a orientação do governador Pedro Taques de não deixar nenhum cidadão para trás. E por isso também estamos trabalhando em conjunto com outras secretarias para fortalecer a agricultura familiar e melhorar as condições de vida na zona rural”, pontuou Valdiney de Arruda.
O titular da Setas aproveitou para conhecer a Escola de Nazaré, entidade que acolhe crianças órfãs ou vitimizadas e que foi fundada há 40 anos pelo padre espanhol Joaquim Tebar Fernandes, o Xim. Após a morte do padre, em fevereiro de 2009, num trágico acidente automobilístico na MT-101, a entidade começou a viver um processo de decadência. “O padre Joaquim, quando não conseguia recursos aqui, buscava na Espanha. Desde o seu falecimento nós cuidamos das crianças com muita dificuldade”, relatou a irmã Benedicta da Silva, a Irmã Ida.
O secretário disse à Irmã Ida que a Setas criou o Comitê de Reordenamento dos Serviços de Acolhimento justamente para auxiliar as prefeituras no processo de municipalização e que esta é uma das prioridades da atual gestão. “Vou designar a nossa equipe técnica que faça um levantamento da situação da Escola de Nazaré para encontrarmos formas de canalizarmos recursos à entidade. Queremos voltar aqui com respostas às suas reivindicações”, afirmou o Valdiney de Arruda à religiosa.
A prefeita Meire Adauto se declarou surpresa com a visita do secretário. “Esta é a primeira vez que recebemos um secretário de Estado aqui na Prefeitura desde que tomei posse”, comentou, reconhecendo a importância a aproximação para a eficiência das políticas públicas. “Estamos aqui de braços abertos para fazer um trabalho integrado com o governo”, garantiu a prefeita.
Comentários