HSBC pagará multa de US$ 43 milhões para encerrar investigação
O HSBC informou que pagará a multa de 40 milhões de francos suíços (US$ 43 milhões), em acordo com o Ministério Público da Suíça para encerrar investigação sobre lavagem de dinheiro e sonegação de impostos na filial do banco no país europeu. O procurador-geral Olivier Jornot disse ter colocado fim ao procedimento iniciado em fevereiro para investigar as práticas ilegais do banco. O escândalo de fraude fiscal e lavagem de dinheiro ficou conhecido como "SwissLeaks".
Os dados do Swissleaks foram vazados por um funcionário do banco e são analisados por um grupo de jornalistas do mundo inteiro, chamado de Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). Desde fevereiro, o consórcio começou a divulgar as informações segundo as quais o HSBC teria ajudado clientes a esconder bilhões de dólares no país europeu entre 2006 e 2007.
No fim de março, a Secretaria da Receita Federal recebeu, em Paris, 8.732 arquivos eletrônicos do HSBC, investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Brasil.
Comentários