Frango vivo (São Paulo) tem a primeira alta em quase quatro meses
O frango vivo ofertado no interior paulista obteve ontem, segundo dia de junho, ajuste de cinco centavos, sendo negociado por R$2,20/kg. Embora represente, apenas, retorno à mesma cotação praticada por quase 30 dias entre os meses de abril e maio, esse ajuste corresponde à primeira valorização do produto em 110 dias, ou seja, em quase quatro meses.
Desde então, o frango vivo teve seu valor reduzido em cerca de 10,5%, perda que agora começa a ser recuperado. E a recuperação, tudo indica, está ligada não somente às antecipações de abate devido ao feriado de quinta-feira ou, mesmo, ao fato de nos encontrarmos no período de chegada dos salários, no qual se concentra a comercialização do mês.
Em outras palavras, o próprio comportamento do mercado desde os últimos dias de maio sugere que a alta atual não é processo que se esgote no curto prazo. Ao contrário, tende a se intensificar, pois corresponde à valorização habitual do frango, observada, aproximadamente, a partir de junho de cada novo exercício.
É interessante notar que, exatamente como agora, há um ano a avicultura vivia a expectativa de uma retomada de preço do frango, devido à realização do Campeonato Mundial de Futebol. Mas as expectativas acabaram frustradas (e não foi só para o frango), pois só em agosto é que as cotações passaram a apresentar ajustes mais sensíveis.
Em 2015, razões mais concretas sustentam a perspectiva de retomada de preços, não apenas um temporário evento esportivo. Internamente, frente à grande diferença de preços entre a carne bovina e a de frango, pode-se contar com uma demanda crescente que tende a valorizar o produto da avicultura (no final de maio, o Procon-SP mostrava que, no varejo paulistano, a carne bovina de segunda custava 230% a mais que o frango resfriado).
Já no âmbito externo, o Brasil deve começar a ampliar as exportações de carne de frango. Um processo que ainda não foi deflagrado porque negociações do gênero demandam tempo. Mas, com certeza, junho corrente acabará marcado como o mês de retomada dos embarques.
Comentários