Vereador critica hospital e diz que filantropia deve ser revista
Indignado com a situação da saúde em Sinop, o vereador presidente do legislativo, Mauro Garcia (PMDB), atacou o Hospital Santo Antônio e declarou que não vê filantropia por parte do hospital que deixou de realizar atendimentos contratados pelo Governo de Estado, após atrasos de repasses. A posição dele foi exposta durante a sessão ordinária da câmara.
Para ele a entidade deveria continuar realizando os atendimentos à sociedade até que o problema seja resolvido por definitivo. Com as portas fechadas para novos pacientes, no mínimo oito mulheres gestantes estão com a saúde comprometida.
O vereador disse que a posição filantrópica, alcançada pelo hospital, concedendo-lhe o direito de receber verbas do governo e isenção de impostos, deveria ser revista e se depender dele, o benefício é cortado.
A entidade chegou a registrar prejuízo de R$ 12 milhões devido a dívidas com o Governo do Estado e não havia suspendido os atendimentos até então. A ala do Sistema Único de Saúde (SUS) não recebe pacientes desde a última segunda-feira (08). Até dezembro de 2014, o valor do repasse era de R$ 1,9 milhões, fora a verba do Ministério da Saúde.
O Hospital Santo Antônio é responsável por 100% dos partos realizados na cidade de Sinop e se tornou referência na Oncologia, tratamento de câncer e tumor, recebendo pacientes não somente do município como da região e também na área de Ginecologia.
Toda entidade, seja ela religiosa ou não, que for declarada filantrópica, tem o benefício da isenção do pagamento dos impostos.
Comentários