Governo firma termo para troca de experiências entre Seaf, Empaer e Embrapa
O governador Pedro Taques assinou nesta quinta-feira (11.06), em Sinop, um termo de cooperação técnica entre o governo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), a Empaer e a Embrapa. O termo visa a criação de uma agenda positiva e conjunta neste segundo semestre de 2015
Taques destacou que a Embrapa é uma instituição de excelência e por isso a importância da parceria com a Empaer. "Como governador é uma honra assinar esse termo de compromisso. A junção dessas duas entidades é muito significativa para nós", disse.
O governador ressaltou que nenhum país do mundo sobrevive sem a agricultura familiar. "A próxima mudança do Estado de Mato Grosso é de trazer dignidade a 109 mil famílias que vivem da agricultura familiar", argumentou. Dissetambém que o Estado fará grande esforço para melhorar a vida das pessoas que vivem no campo. Segundo ele, umas das mudanças significativas é quanto à regularização fundiária. Para o governador, esse processo será agilizado com o fato do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) estar vinculado à Casa Civil após a reforma administrativa.
O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista, disse que por muitos anos a Embrapa e a Empaer andaram de costas uma para outra. Entretanto, falou que o governo buscou superar isso e a assinatura do termo é o resultado dessa parceria. "Esse é um momento histórico que as três entidades sentam juntas, à mesma mesa, para discutir a agricultura familiar. Vamos buscar impacto reto e direto aos produtores do nosso estado", observou o secretário
Para Suelme, em menos de 200 dias de gestão já é possível perceber a diferença na agricultura familiar. "Essa é a linha: fazer com pouco a multiplicação dos pães. Essa é a hora e a vez do desenvolvimento da agricultura familiar no nosso Estado", argumentou
O chefe-geral da Embrapa em Mato Grosso, João Flavio, ressaltou que é uma alegria ter o governo do Estado como parceiro no trabalho pela agricultura familiar. "Mato Grosso é referência do agronegócio, mas não só. O Estado tem a capacidade de evoluir muito na agricultura familiar", destacou.
O deputado federal Nilson Leitão parabenizou o governo do Estado pela iniciativa. Ele avalia que é inaceitável que os moradores do estado tenham que importar o alimento hortifruti-granjeiro. "Mato Grosso é uma Califórnia para o mundo em produção de grãos, mas ainda não somos naquilo que comemos. Mas, isso faz parte de uma lógica econômica. A mesma capacidade que teve o milho, a carne e a soja, nós podemos conquistar no hortifruti-granjeiro", comentou.
O evento contou ainda com a participação do vice-governador, Carlos Fávaro; do secretário extraordinário de Assuntos Estratégicos, Gustavo Oliveira; do secretário de Saúde, Marco Bertúlio; do secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte; do secretário de Comunicação, Jean Campos; da secretária adjunta de Relações Políticas, Paola Reis; do presidente da Empaer, Lair Mota; e do presidente do Indea, Guilherme Nolasco.
Comentários