Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 12 de Junho de 2015 às 11:53

    Imprimir


Hungria ameaça fechar fronteira com Sérvia

A Hungria ameaçou hoje (12) fechar a fronteira com a Sérvia para parar a entrada de imigrantes. "Não consideramos correto que [a Sérvia] nos mande refugiados, eles têm que ser parados em território sérvio", disse o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, em entrevista à rádio pública húngara 'Kossuth', segundo a agência de notícias France Presse.

"Estamos considerando todas as hipóteses, incluindo a possibilidade do fechamento físico e completo de fronteiras", declarou o primeiro-ministro, acrescentando que uma decisão será possivelmente tomada na próxima quarta-feira, dia 17 de junho.

Os governos dos dois países irão se reunir na primeira metade de julho para discutir a situação. Para Viktor Orban, as fronteiras da zona Schengen "não precisam de ser tocadas neste momento, [mas] é altura de reforçar as fronteiras externas". A Sérvia ainda não é membro da União Europeia (UE), embora tenha iniciado as conversas para a adesão, enquanto a Hungria faz parte da UE e da zona Schengen.

No ano passado, a Hungria recebeu 43.000 refugiados. Em 2015, já são cerca de 54.000 os imigrantes que entraram no país, e segundo Janos Lazar, político próximo do primeiro-ministro, calcula-se que o total no final do ano alcance os 130.000.

No início de 2015, se registou um pico de refugiados vindos do Kosovo, mas a grande maioria neste momento vem da Síria, do Iraque e do Afeganistão. De acordo com dados oficiais, 95% deles chegam à Hungria através da Sérvia.





Fonte: Notícias ao Minuto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/413940/visualizar/