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Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 20 de Junho de 2015 às 07:36

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Uma pesquisa divulgada pelo Idec que acaba de ser divulgada pelo Idec confirmou o que causa incômodo em muita gente: a grande falta de transparência dos bancos no relacionamento com seus clientes. Nenhuma instituição do Brasil alcançou o grau máximo no estudo que avaliou quesitos como prevenção da corrupção, pagamento de impostos e prestação de contas nas instituições.

HSBC e Caixa tiveram os piores resultados

Nos quesitos “retardatários”, “seguidores” e “líderes”, os bancos Itaú, Santander, Banco do Brasil e Bradesco atingiram as melhores marcas e conseguiram o status intermediário no item "transparência". Já o pior desempenho ficou com HSBC e Caixa Econômica Federal (CEF), classificadas como “retardatários”.


A pesquisa analisou 53 instituições financeiras no Brasil e em mais seis países (Bélgica, França, Indonésia, Japão, Holanda e Suécia) e, no contexto geral, pode-se observar que os brasileiros não ficaram tão mal ranqueados. Apesar disso, Lucas Salgado, consultor do estudo do Idec, não considera a comparação com os outros países um parâmetro razoável.

“No quesito transparência, alguns bancos já seguem padrões internacionais. Lá fora eles [bancos] sofrem mais regulação, mas o nível de transparênciaem escala mundial é nivelado muito por baixo”, explica, lembrando que a Lei Anti-Corrupção (2013) ainda é recente.

Fato que endossa o discurso do especialista é o alto percentual – quase 60% – de instituições pesquisadas marcando menos de 4 pontos em 10 possíveis no quesito transparência.

“Os bancos deveriam melhorar a transparência onde já atuam, com todas as partes interessadas, começar a divulgar melhor os resultados, lucros, o quanto que se paga em cada país em termos de impostos. Deixar claro a questão de trabalhar locais de paraísos fiscais, por exemplo”, completa Salgado.

Procurados pelo iG, Febraban (que representa os bancos) e Caixa não retornaram o contato. Já o HSBC informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não irá se pronunciar sobre a pesquisa.

Confira as colocações no ranking e as notas dos bancos:
Banco
Impostos e Corrupção Transparência e Prestação de Contas
HSBC
35º (1.5) 38º (2.7)
Caixa
16º (3.7) 28º (3.6)
Bradesco
27º (2.6) 20º (4.2)
Itaú
23º (2.9) 5º (5.9)
Santander
11º (4.5) 12º (5.0)
Banco do Brasil
22º (2.9) 18º (4.5)


Canal alternativo para reclamações

Com a falta de canais diretos e alternativos para que clientes possam formalizar reclamações efetivamente e pedir por melhorias, o Idec recomenda o Guia dos Bancos Responsáveis (http://guiadosbancosresponsaveis.org.br/), onde o correntista pode enviar mensagens diretamente para a presidência e para as áreas de sustentabilidade dos bancos.





Fonte: DO IG

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