Cristiano Araújo: 10 músicas para entender o sucesso do cantor Ele foi do sertanejo pop ao festeiro, passando por baladas sofridas; ouça. Lista comentada tem 'Você mudou', 'Maus bocados', 'Bara bara' e outras.
Cristiano Melo Araújo tinha 29 anos e lançou um disco de estúdio e três ao vivo, em seis anos de carreira solo. O cantor, que morreu após acidente de carro na quarta-feira (24), deixou hits de vários estilos do sertanejo.
Ele foi do universitário e pop ("Efeitos"), ao festeiro ("Hoje eu tô terrível"), passando pelas baladas sofridas ("Maus bocados") ou redentoras ("É com ela que estou").
Para entender o sucesso de Cristiano, o G1comenta 10 das principais músicas dele.
"Você mudou" (leia a letra e veja o clipe)
O clipe de 2012 é o mais clicado de Cristiano no YouTube, ao passar dos 38 milhões de acessos. É uma versão de "Making Love Out Of Nothing At All", música açucarada do duo australiano Air Supply. Nesta lista, é disparada a canção mais melosa, não só pelo piano onipresente, mas pela letra: "O vazio que você deixou em mim / Maltratou meu coração / Não ligou pra minha solidão".
"Maus bocados" (leia a letra e veja o clipe)
Nesta canção lançada em agosto de 2013, a sanfona toma conta do arranjo, em música mais bem acabada. É a mais ouvida do cantor no Spotify, serviço de música por streaming. "É que eu também passei / Por esses maus bocados / Sofri, chorei, largado / E não te esqueci", canta no refrão. Fica no meio do caminho entre o desprendimento e a sofrência.
"Caso indefinido" (leia a letra e veja o clipe)
É outra com mais de 38 milhões de views no YouTube, graças ao vídeo postado em junho de 2013. É um dos momentos mais sóbrios da carreira. De certa forma, ele antecipa o sertanejo bom moço que tomou conta de 2014, com topetes e promessas de amor eterno. Antes de Luan Santana dizer "eu, você, dois filhos e um cachorro", Cristiano cantou que queria "namorar, casar, ter filhos, passar a vida inteira juntos". Tudo isso com arranjo mais pop rock, com um certo jeitinho de Victor & Leo.
Cristiano Araújo canta no 'Altas Horas' sobre Dia do Rock, em 2014 (Foto: Zé Paulo Cardeal/Rede Globo)
"É com ela que estou" (leia a letra e veja o clipe)
A música é um recado para ex-namoradas ou ex-namorados. "Foi ela quem me ajudou a levantar quando eu cai / Foi ela enxugou as minhas lágrimas, me fez sorrir / Ela me aceitou do jeito que eu sou / E é com ela que eu estou". "Você que tem um ex ou uma ex que você fez de tudo para essa pessoa gostar de você e ela não deu valor. Quando você resolveu retomar sua vida, essa pessoa volta só para te criticar... Sabe o que você tem que fazer com essa ex?", dizia Cristiano antes de começar a cantar.
"Cê que sabe" (leia a letra e veja o clipe)
Mais uma cheia de bom mocismo, na vertente "decidi esperar". "Cê que sabe amor / Se a gente fica junto ou dá um tempo / Mesmo assim eu te espero, te espero", canta ele. De novo, a sanfona ajuda a dar uma animada no chororô.
"Bara bara" (leia a letra e veja o clipe)
A música dos versos "Bará bará bará, Berê berê berê" foi gravada por vários artistas, com destaque para Michel Teló, Leo Rodriguez e Alex Ferrari. Composta pelo cantor de forró Dorgival Dantas, a canção foi alvo de disputa judicial. A versão de Cristiano foi parar em "Salve Jorge", de 2012, e ele cantou na novela. É da turma de canções com interjeições sexuais, como "Tchê tchê rere", "Eu quero tchu, Eu quero tchá" e "Parapapá".
"Mente pra mim" (leia a letra e veja o clipe)
A canção é de 2012 e fala de uma "menina indecente, que finge ser carente". "Mente pra mim / É o que eu gosto / Quanto mais você me ilude mais eu te adoro", canta Cristiano. Está entre as mais colantes do repertório dele.
Cristiano Araújo canta na Festa do Peão de Barretos em 2014 (Foto: Érico Andrade/G1)
"Hoje eu tô terrível" (leia a letra e veja o clipe)
Lançada em 2014, representa o sertanejo pegação em seu estado bruto. Cristiano diz "hoje eu tô terrível" 18 vezes. Não há nada na letra que se pareça com sutileza: "Sei que sou gostoso / Pode conferir, meu bem / Eu já peguei tua amiga / Mas quero você também".
"Efeitos" (leia a letra e veja o clipe)
Foi o primeiro sucesso do cantor, de 2011. A versão mais conhecida da música tinha participação de Jorge (da dupla Jorge e Mateus). Tem letra e arranjo fazendo lembrar o sertanejo universitário. Não por coincidência, foi a música escolhida por Luan Santana para homenagear o amigo, com uma cover tocada em show na quinta-feira, em Aracaju (veja o vídeo com Luan cantando). "Efeitos" passou a batizar a produtora de Cristiano
"Empinadinha" (leia a letra e veja o clipe)
O vídeo que mostra Cristiano com suspensórios e óculos com
"Sofrência" (veja o clipe)
Não está entre as mais pedidas do repertório, mas representa a capacidade que Cristiano tinha de se adaptar ao mercado. Quando falar de "sofrência" estava em alta, ele tratou de incluir uma música sobre o tema no DVD "In The Cities" (2014), gravado em Cuiabá. "Sabe cachorro
Comentários