Neurilan repudia possível demissão da JBS e quer mediação do Governo
O prefeito de Nortelândia e presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PSD), se mostra indignado com a possibilidade da demissão de 70 funcionários do frigorífico JBS, residentes no município. O social-democrata alega que já está tomando as providências para tentar reverter à situação.
O fato é que a unidade está instalada em Diamantino e emitiu um comunicado dando o prazo até dia 10 de julho, para que os funcionários mudem para a cidade sede da empresa, caso contrário, serão desligados. Para Neurilan, esta atitude não condiz com o acordo firmado entre o Governo e o Grupo Bertin, ainda em 2008, na gestão Blairo Maggi (PR). Segundo ele, o Grupo JBS após transações econômicas assumiu o acordo firmado pelo Grupo Berti,n naquela época, e goza dos benefícios até hoje.
Conforme o prefeito, o Executivo estadual concedeu os benefícios, sendo mais de 90% dos recursos naquele ano. “Eu era secretário-adjunto de Projetos Estratégicos, lembro do compromisso, gerar emprego em Nortelândia e nas cidades vizinhas, as quais tinham o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, ressalta em entrevista ao Rdnews, nesta quinta (25).
Neurilan ainda explica que já informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, sobre os fatos e caso não consiga manter os contratos trabalhistas, solicita a revisão ou até mesmo a suspensão dos incentivos fiscais, que o Grupo recebe desde sua instalação em Mato Grosso. “Já comuniquei o secretário sobre esta imposição. Nós estamos falando de 70 famílias desempregadas e de uma empresa que não está cumprindo com seus deveres”.
O social-democrata também elaborou um requerimento que será entregue na próxima reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Empresarial (Cedem), que deve acontecer nos próximos dias, no qual solicita aos membros a revisão da concessão. “O Conselho é quem autoriza os incentivos e, por isso, o pedido. É simples entender, se a JBS deixa de cumprir com os deveres, também precisa deixar de receber os incentivos”.
O deputado estadual José Domingos Fraga (PSD), irmão de Neurilan, também trouxe a discussão para a Assembleia e entende que o Governo deve intervir junto ao Grupo JBS, garantindo manutenção dos empregos dos moradores de Nortelândia.
Durante sessão, o parlamentar também lembrou que o município possui um dos IDHs mais baixos do Estado e a suposta demissão trará um impacto negativo muito grande. “Não é justo que uma empresa que recebe 100% de incentivos fiscais, que visam o desenvolvimento econômico de uma região, demita dezenas de trabalhadores, caso os mesmos não mudem de cidade”.
Comentários