Deputado diz que situação de Riva não ocasionará debandada no PSD
Gilberto Leite/Rdnews
Deputado Zé Domingos Fraga acredita que possível janela de 30 dias para desfiliação dos eleitos pela proporcional não acarretará em debandada do PSD
Mesmo com a imagem “manchada” pela prisão e recente soltura do ex-deputado da Assembleia José Riva, membros do PSD não acreditam que deva ocorrer um esvaziamento da legenda. O deputado Zé Domingos, por exemplo, não acredita que as questões pessoais do ex-parlamentar influenciem a decisão dos correligionários.
Atualmente, o PSD comanda 39 cidades no Estado e os prefeitos, após decisão do STF, podem trocar de partido quando quiserem. Já os parlamentares podem ganhar uma “janela” de 30 dias para migrarem de sigla sem perda de mandato. A regra já foi aprovada em primera votação na Câmara Federal, ainda falta passar pela segunda e ter anuência do Senado. Contudo, legendas já se preparam para possíveis debandadas ou adesões.
Zé Domingos avalia que, se Riva optar por permanecer no partido, a legenda não perderá em número de prefeitos e deputados, pois ainda o considera uma forte influência. “Agora, se ele buscar um novo rumo é lógico que vai ter baixas. Vamos aguardar, ele precisa decidir sua vida”.
Nos bastidores, a informação é de que a própria filha de Riva, deputada Janaína Riva, pretende deixar o PSD, assim como Gilmar Fábris e Pedro Satélite. No parlamento estadual só sobraria Zé Domingos, que está cotado para assumir o Tribunal de Contas, e para tanto deve se desfiliar.
Neurilan Fraga (PSD), presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) e prefeito de Nortelândia, também confia que o PSD deve se manter forte no Estado. “Nesse momento de ausência do Riva coube a mim fazer um trabalho de permanência com os prefeitos, ressaltando a força do partido”, revelou.
O prefeito relembrou que o partido aguarda a chegada de uma comissão da Executiva Nacional para decidir o futuro da legenda no Estado. “A comissão deve decidir se haverá mudança no comando ou se permanecerá, estamos aguardando”. Hoje o ex-governador Chico Daltro é quem comanda a sigla.
Comentários