Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 13 de Setembro de 2012 às 19:26
Por: Fabiana Grillo

    Imprimir


Reprodução/Daily Mail
Diferença absurda entre hipertrofia de uma parte do braço para a outra denotaria uso de ADE
Diferença absurda entre hipertrofia de uma parte do braço para a outra denotaria uso de ADE

O caso do egípcio Moustafa Ismail, de 24, causou polêmica na internet e, principalmente, entre os adeptos da musculação e do fisiculturismo. Ele se tornou uma espécie de Popeye da vida real e, diz ele, sem utilizar nenhum tipo de anabolizante.

No entanto, muitos internautas do R7 entraram em contato alertando para o fato de que Moustafa, que hoje vive nos Estados Unidos, provavelmente estaria usando ADE, uma substância que pode fazer muito mal para o corpo, podendo provocar até amputação.

Um deles, Fernando Costella, que é personal trainer em Porto Alegre (RS), sugeriu uma matéria para esclarecer os perigos do uso de substâncias ilegais na “construção” de músculos exuberantes.

— Com certeza esse rapaz usou ADE, uma substância injetável capaz de inchar o músculo dando uma aparência de braço malhado.

O educador físico Diego Bastos Professor, especialista em Fisiologia e Prescrição do Exercício, explica que o ADE é uma substância oleosa composta por vitaminas A, D e E usado para tratar carências e infecções em animais de grande porte, como bovinos e equinos.

— Apesar de o medicamento ser totalmente contraindicado para humanos, é muito fácil de ser comprado em qualquer loja de produtos veterinários. Além disso, frequentadores de academias costumam encontrá-lo no "mercado negro".

O especialista esclarece que o organismo não é capaz de absorver o ADE, por isso há um acúmulo da substância no músculo, aumentando seu volume e refletindo em falsa impressão de definição.

— No entanto, não existe ganho de força e consequente aumento das fibras musculares. Pelo contrário, só acarreta malefícios para a saúde.

Prejuízos

O composto ocasiona vários prejuízos à saúde, entre eles infecções, abcessos e paralisia do músculo, que podem até levar a amputação. O educador físico Diego chama a atenção para outras consequências.

— Além disso, o indivíduo pode ter parada cardiorrespiratória e infarto ou até morrer.

Na opinião do especialista, a busca incessante por uma estética perfeita é a principal causa do aumento da procura por essas substâncias. Fernando compartilha da mesma opinião e ainda acrescenta que as pessoas querem ver resultado imediato.

— Leva muito tempo e dá trabalho aumentar a massa muscular, por isso as pessoas desistem de treinar e recorrem aos anabolizantes. Mas é preciso enfatizar que nenhuma substância faz milagre.

Diego avisa que é possível ficar com os músculos definidos e grandes com hábitos de vida saudáveis, como treino correto, alimentação balanceada, suplementação, repouso adequado, acompanhamento profissional e, claro, o fator genético.





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/41525/visualizar/