Combate ao trabalho escravo em MT é destaque em Brasília
O histórico de boas práticas no combate ao trabalho escravo em Mato Grosso foi destaque durante reunião da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) na manhã desta quinta-feira (02.07), em Brasília.
O secretário executivo, Silvio Brasil enalteceu as ações efetivas da Comissão Estadual (Coetrae-MT), agora presidida pelo secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, que vem inserindo no planejamento estratégico da pasta ações de promoção da inclusão produtiva e de reinserção de egressos do trabalho escravo no trabalho decente.
A Coetrae-MT foi reativada no dia 30 de janeiro passado pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, reconhecendo que não há maior privação da liberdade do que tolher o direito de ir e vir do cidadão.
“Estamos transformando ações como o ‘Programa Ação Integrada’ em ações de governo”, observa o secretário Valdiney de Arruda, citando como exemplo o Emprega Rede, programa lançado esta semana pelo Governo do Estado, por meio da Setas, o primeiro do país a atender o público em situação de vulnerabilidade de forma integrada.
O Ação Integrada (PAI) foi idealizado por Valdiney de Arruda e colocado em prática em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). E agora serve de base para que o Governo de Mato Grosso inove ao transformar assistencialismo em inclusão produtiva.
Comentários