Ginásio será demolido para construção do Novo Colonial
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE/MT), unidade de Sinop, convocou uma audiência, na última terça-feira (30), com a Prefeitura Municipal de Sinop, Colonizadora Sinop e a empresa Vitalle, para decidir o rumo do prédio histórico do município – O Colonial –, localizado no cruzamento das avenidas das Figueiras com Jacarandás, Centro da cidade.
O prédio foi tombado como patrimônio municipal, por ser o primeiro local destinado à realização de
Na reunião a prefeitura propôs destinar um terreno para reconstrução do novo Colonial. Para tanto, foi colocado em pauta que para valer como patrimônio municipal, o terreno a ser “doado”, deveria ter algum valor histórico para Sinop. E então colocou-se a disposição o terreno localizado no cruzamento das avenidas das Embaúbas com Jacarandás, onde atualmente está construído o Ginásio de Esportes Benedito Santiago.
A prefeitura alegou que a estrutura física do ginásio está comprometida e estaria de acordo a derrubá-lo e liberar para a Colonizadora reconstruir o prédio histórico. Além disso, no prédio ainda chegou a funcionar a primeira escola do município.
Com isso, ficou decidido na audiência que a prefeitura deverá apontar, em 30 dias, o terreno exato onde será reconstruído o novo Colonial. Depois disso, a Colonizadora terá 45 dias para apresentar ao MPE e á prefeitura, um projeto do será construído sobre o terreno. Sendo aprovado por todas as partes, será firmado o acordo de reconstrução e cronograma de execução.
O novo prédio que deverá ser idêntico ao anterior, inclusive as peças do prédio antigo, que poderá ser reutilizado, serão levadas para a nova edificação. O arquiteto que desenhou o colonial na década de 82, Alfredo Clodoaldo, ainda está no quadro de funcionários da Colonizadora Sinop e será o responsável pela nova estrutura. O tamanho e designer serão os mesmos. Será considerado “cópia fiel”.
O prédio poderá ser destinado à museu para abrigar a Biblioteca Pública ou para centro de eventos.
Comentários