Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 13 de Setembro de 2012 às 16:25

    Imprimir


Ao mesmo tempo em que aproximadamente 8 mil pessoas estão desempregadas em Cuiabá, sobram vagas no mercado de trabalho. O problema é que falta mão-de-obra qualificada. Por isso, o candidato a prefeito Mauro Mendes (PSB) tem como meta realizar o maior programa de qualificação profissional da história da cidade. Se eleito, Mauro Mendes vai abrir 40 mil vagas em cursos de diversas áreas, gerando emprego e renda.

O programa se dará principalmente por meio de parcerias com entidades, como o Sistema S, formado pela Federação das Indústrias (Fiemt), Federação do Comércio (Fecomércio), Federação da Agricultura (Famato), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço de Aprendizagem (Senai).

Com ampla experiência de administrador na iniciativa privada, Mauro Mendes já demonstrou que reconhece a importância da qualificação profissional e sabe como fazer isso. Ele presidiu por 6 anos a Fiemt, entidade que, junto com o SESI, capacitou mais de 15 mil pessoas apenas em 2011 e foi eleita pelo Governo Federal como o melhor desempenho do sistema no país.

“Vamos viabilizar esses cursos porque emprego é sinônimo de dignidade e bem-estar para a família toda. A ideia é priorizar jovens e mulheres”, afirma Mauro Mendes. A proposta ganha ainda mais importância diante dos preparativos da Capital para sediar a Copa de 2014, período em que serão abertas milhares de vagas de emprego. “E as pessoas devem estar preparadas para essas oportunidades”, completa.

O diretor-regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, afirma que o grande número de capacitações feitas nos últimos anos em Mato Grosso é fruto da administração arrojada de Mauro. Para o presidente da Fiemt, Jandir Milan, a Federação avançou e muito sob a gestão do candidato, exemplo que poderá ser levado para o poder público.

A camareira Gilsa ramos da Silva é uma das pessoas beneficiadas por esses cursos de capacitação. “Fiz a inscrição, comecei a estudar e 15 dias depois já estava trabalhando. Isso deixa a gente feliz principalmente porque é a primeira vez que trabalho de carteira assinada”.

Outra forma de garantir a geração de emprego é estruturar a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, estimulando o empreendedorismo dos microempresários através da elaboração de políticas públicas de redução da carga tributária e de desburocratização focada no micro e pequeno empreendedor. Essas são apenas algumas das propostas do plano de governo da coligação “Um Novo Caminho para Cuiabá”.

Enquanto milhares de pessoas estão desempregadas, dados do Serviço Nacional de Emprego (Sine) mostram que o atual cenário do mercado de trabalho na Capital de Mato Grosso não é marcado pela falta de emprego. Pelo contrário. De janeiro de 2011 a junho de 2012, foram abertas 77 mil vagas de trabalho e ocupadas apenas 22 mil, ou seja, 71% não foram preenchidas. Ao mesmo tempo, 22% das pessoas que procuraram emprego não têm qualificação necessária para nenhuma vaga disponibilizada. Os últimos números do Ministério do Trabalho apontaram 7.782 mil desempregados no mês de junho passado na Capital.

CUIABÁ 500 - A geração de emprego está inserida num programa ainda mais amplo, o “Cuiabá 500”, que prevê uma extensa agenda de trabalho na Capital de Mato Grosso de 1º de janeiro de 2013 até junho de 2014, o que garantirá para a cidade um legado histórico através do mundial de futebol.

O projeto Cuiabá 500 prevê ações também no setor de turismo, com urbanização da região do Porto, reflorestamento das margens do Rio Cuiabá, incentivo à cultura, integração das linhas de ônibus com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), entre outras.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/41542/visualizar/