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Quinta - 09 de Julho de 2015 às 19:18

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Oito praças de pedágio ao longo das BRs-163/364 emMato Grossoforam liberadas para o tráfego de veículos em julho. A concessionária Rota do Oeste, responsável pela duplicação dos trechos onde estão as praças, informa que ainda não estão sendo cobradas as tarifas de pedágio. A cobrança está prevista para começar em agosto.


As primeiras praças com o tráfego 100% liberado na BR-163 estão situadas na região do distrito de Ouro Branco (quilômetros 33,6 da BR-163), região deRondonópolis(km 214,4 da BR-364), próximo ao colégio agrícola São Vicente (km 316,5 da BR-364), entre a Serra de São Vicente eCuiabá(km 383,1 da BR-364), emJangada(km 479,1 da BR-364), próximo aNova Mutum(km 586,9 da BR-163), emLucas do Rio Verde(km 664,4 da BR-163) e em Sorriso (km 766,7 da BR-163).

Nestes locais, os veículos que passam pela rodovia já podem transitar pelas pistas entre as cabines de cobrança.

O trânsito é realizado por desvio somente na praça número 6, no quilômetro 579 da BR-364, próximo aDiamantino.

A assessoria da Rota do Oeste informou que o início das operações nas praças de pedágio e os valores por eixo serão determinados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em edital dez dias antes do pleno funcionamento. O valor divulgado no início da concessão era de R$ 2,73 por eixo, porém será atualizado pela ANTT.

Com a mudança no tráfego nestas regiões, a concessionária sinalizou a rodovia com placas instaladas a 2 km, a 1 km, e a 500 metros antes das estruturas, além da sinalização pintada no pavimento das pistas.

O diretor de operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta, afirma que a sinalização das praças, bem como a estrutura da via e das edificações seguem os padrões de segurança e de qualidade recomendados pela ANTT.

Segundo a concessionária, todas as praças de pedágio contam com dez pistas de rolamento, somando os dois sentidos, sendo que uma pista será reservada para pagamento automático e um ponto misto (manual ou automático) que funcionará de acordo com a demanda dos veículos. Também haverá cabines reversíveis em praças com previsão de maior fluxo. Nestes pontos, a pista poderá ser aberta no sentido de maior movimento.

A capacidade de atendimento de cada praça é de 240 veículos por hora nas pistas onde a arrecadação é manual e 800 veículos por hora nas pistas com arrecadação automática. Além disso, haverá em todas as praças os atendentes chamados ‘papa filas’, que efetuam a arrecadação dos condutores antes mesmo da chegada ao guichê, com a finalidade de agilizar o processo.

Ao todo, a BR-163 em Mato Grosso terá nove praças de pedágio distribuídas, aproximadamente, a cada 100 km ao longo dos 855 km concedidos à empresa. As estruturas foram instaladas fora de perímetros urbanos para reduzir o impacto para os cidadãos dos municípios próximos.





Fonte: G1

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